Menu
RSS

março 2024

MESCTI e Programa UNI.AO realizam workshop para discussão da proposta de Plano de Acção para a Inclusão e Acesso à Formação Pós-Graduada mais sensível ao Género

No âmbito do Programa UNI.AO, de Apoio ao Ensino Superior em Angola, e na sequência da realização do estudo-diagnóstico sobre a inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género e aos grupos vulneráveis, o MESCTI, em conjunto com a agência de cooperação técnica Expertise France, realizaram um workshop para a apresentação e discussão da proposta de Plano de Acção. A reunião teve lugar no dia 25 de Março de 2024, no auditório da Universidade Óscar Ribas e na plataforma Zoom.

Considerando que a problemática da inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género é um desafio que diz respeito a todos os actores do Subsistema de Ensino Superior e parceiros, pretende-se recolher subsídios para finalizar o Plano de Acção e as estratégias de implementação para a inclusão do género na formação pós-graduada.

Este Workshop contou com a presença da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, da Chefe de Cooperação Adjunta da Delegação da União Europeia, Isabel Emerson, do Reitor da Universidade Óscar Ribas, Eurico Wongo Gungula, da Coordenadora do Programa UNI.AO, Miriam Bacchin, da Consultora especialista em género, Elsa Rodrigues, representantes dos Gabinetes ministeriais e da Sociedade Civil, entre outros convidados.

Durante a actividade, a Consultora do Programa UNI.AO, Elsa Rodrigues, apresentou para contribuições os 4 objectivos do Plano de Acção, nomeadamente: Apoio à elaboração de políticas igualitárias nas IES e regulamentação sobre violência baseada no género; Estabelecimento de medidas que garantam um acesso mais equitativo e igualitário das mulheres à Pós-graduação, a investigação científica e à progressão na carreira profissional; Criação de um Plano de formação/sensibilização em relação à igualdade e equidade de género nos recursos humanos das IES; e Capacitação do Gabinete de Estudo e Planeamento Estatítico (GEPE) do MESCTI e das IES na produção e análise de dados relativos ao género. Será criado, em breve, um mecanismo de consulta pública com um canal de comunicação único e com um prazo para a recepção de contribuições.

No final, foi feita a entrega simbólica da publicação do diagnóstico sobre a Formação Pós-Graduada mais Sensível ao Género – Perspectivas e Desafios para uma Melhor Inclusão. Todos os convidados foram brindados com um exemplar do livro.

Este estudo será disponibilizado também em formato digital no site ciencia.ao.

Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Assinatura de Contrato - Formação de Funcionários Angolanos - Universidade de São Paulo

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

ANÚNCIO DE ASSINATURA DE CONTRATO

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação.

Uma das 3 componentes do PDCT é o apoio às actividades de investigação científica, na qual se inclui a atribuição de bolsas de estudo de pós-graduação. Assim, o PDCT vem por este meio anunciar a assinatura de um contrato com a Universidade de São Paulo, Brasil, referente à atribuição de 128 bolsas de estudo. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando no seguinte link:

1. Anúncio de Assinatura de Contrato "Formação de Funcionários Angolanos de Instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica, Através de Bolsas de Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento"

 

Ler mais ...

III Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJICPLP África) - Participe! Inscrições Abertas

  • Publicado em Eventos

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) convida a participar no III Encontro Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJICPLP África), um evento de promoção à investigação científica entre os jovens dos países de língua portuguesa, que se realizará nos dias 27, 28 e 29 de março 2024, no Centro de Ciência de Luanda, Angola.

O tema do Encontro é “A Ciência para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”.

A ciência e a investigação científica têm um papel fundamental a desempenhar no avanço dos ODS. São instrumentos essenciais para o desenvolvimento económico e social sustentável, a redução da pobreza, ao combate às mudanças climáticas, a melhoria das condições de vida das pessoas e o futuro do nosso planeta e das futuras gerações.

O EJICPLP África tem o objectivo de promover a participação e o protagonismo dos jovens no campo da ciência, como agentes de mudança de uma comunidade viva e em constante transformação.

Após o sucesso das duas precedentes edições do Encontro, em Julho de 2021 e Maio de 2022, no ISEG, em Lisboa, onde se superou todas as expectativas, quer na qualidade dos debates, quer na excelência e diversidade dos trabalhos apresentados, quer na adesão dos participantes, o III Encontro se realizará em Angola, ou seja em África, no seu habitat endógeno

O III Encontro será realizado com a colaboração da Felcos Umbria (Associação de Municípios para o desenvolvimento sustentável) de Itália, com o apoio institucional da CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa, do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola e com a parceria da Universidade Agostinho Neto e da Universidade Católica de Angola, bem como com a Universidade UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) de Brasil e outros parceiros nacionais e internacionais.

Durante o Encontro serão apresentadas 30 comunicações científicas de jovens investigadores, seleccionadas entre os 65 trabalhos científicos recebidos, através da Call for Papers. A selecção dos trabalhos será efectuada pelo Conselho Científico do Encontro, composto por 30 académicos das diversas Universidades dos países da CPLP.

Além disso, cerca de 40 investigadores seniores e expertises de várias áreas de estudo participarão como oradores nos 8 Painéis Temáticos de Debate, para aprofundar o conhecimento sobre África e o Desenvolvimento Sustentável, nas suas mais diversas áreas, como o Turismo, Energia, Educação, Economia, Mulher Africana entre outros.

A participação será em formato híbrido, presencial ou virtual. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

Inscrições no website do III Encontro: https://www.encontrojovensinvestigadorescplp.org/

Consultar programa provisório: https://www.encontrojovensinvestigadorescplp.org/programa.html

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais