Menu

Projectos MESCTI

Anúncio de Adjudicação de Contrato - Construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATO O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Uma das 3 componentes do PDCT é o "Apoio às actividades de investigação científica", na qual se inclui a construção e apetrechamento de um Parque de Ciência e Tecnologia. Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso público internacional aberto para contratar uma empresa para Construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando no seguinte link: 1. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Construção do Parque de Ciência…
Ler mais ...

Programa UNI.AO realiza encontro sobre a Pós-Graduação em Angola

 

No dia 15 de Junho, durante o encontro promovido pelo MESCTI e pelo Programa de Apoio ao Ensino Superior UNI.AO, foi lançada a publicação do seguinte estudo: “A Pós-graduação em Angola: situação e perspectiva para a criação de novos cursos”.

A publicação apresenta a síntese dos resultados de dois estudos-diagnósticos realizados em 2020, o primeiro sobre a pós-graduação em Angola e o segundo sobre os sectores económicos prioritários para formação de quadros altamente qualificados. Estes resultados, inéditos, constituem uma boa base de análise para entender a importância do ensino superior e, particularmente, da pós-graduação para a diversificação económica do País.

Esta publicação permite preencher algumas lacunas e ter uma visão sistematizada tanto dos cursos de pós-graduação actuais, das suas forças e fraquezas, como dos perfis de quadros mais desejados pelos empreendedores. Estes dois estudos são complementares e permitem cruzar a visão das Instituições de Ensino Superior (IES), das empresas e do sector produtivo. Os resultados destes estudos alimentaram a concepção de uma estratégia ao serviço de uma pós-graduação que participe activamente do desenvolvimento do País, estimule a criação e difusão do conhecimento científico e forme quadros qualificados para responder aos desafios económicos e sociais de Angola.

Mais informação, aceda: https://www.facebook.com/programauniao 

 

Baixe aqui o estudo em PDF: Programa de Apoio ao Ensino Superior - Estudo

 

Ler mais ...

PDCT apoia a Gestão da Propriedade Intelectual Nacional

Image credit: ShutterStock O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, co-financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). O objectivo do Projecto é contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) é a agência executora do PDCT. A Propriedade Intelectual (PI) refere-se às criações do conhecimento humano, tais como invenções, obras literárias e artísticas, desenhos, símbolos, nomes ou imagens usadas no mercado. A PI pertence a uma pessoa ou empresa e é legalmente protegida de uso ou implementação por terceiros sem consentimento do autor. Os direitos da PI geralmente dividem-se em dois ramos: i) direitos de propriedade industrial; e ii) direitos de autor e conexos. O PDCT apoia o reconhecimento dos autores na produção científica em Angola e promove a protecção dos seus direitos. Os direitos da PI são fundamentais para encorajar o investimento na investigação científica, oferecendo maior confiança aos investidores e inventores. Através da linha de apoio à gestão da propriedade intelectual, o Instituto Angolano de Propriedade Industrial (IAPI) foi beneficiado com equipamento informático, incluindo a sua instalação e teste, para informatizar o processo de gestão…
Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Assinatura de Adenda N°2 do Contrato - Projecto, Fiscalização da Construção e Modelo de Negócio do Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°2 DO CONTRATO N° PDCT-C011/QCBS/2018 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos principais objectivos do PDCT é construir e apetrechar um Parque de Ciência e Tecnologia (PCT). Assim, foi contratada um consórcio por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de inclusão de serviços adicionais foi assinada a Adenda N°2. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio de Assinatura de Adenda.
Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Assinatura da Adenda N°5 do Contrato - Análise dos Sistemas Nacionais de Propriedade Intelectual e Proposta de Melhoria

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°5 DO CONTRATO N° PDCT-C013/QCBS/2018 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos objectivos do PDCT é o financiamento de um estudo intitulado "Análise dos Sistemas Nacionais de Propriedade Intelectual e Proposta de Melhoria". Assim, foi contratada uma empresa por Concurso Público Internacional (clique aqui para baixar o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de tempo adicional foi assinada a Adenda N°5. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio de Assinatura.
Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Assinatura da Adenda N°6 do Contrato - Estudo sobre a Disparidade Baseada no Género em Ciência e Tecnologia

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°6 DO CONTRATO N° PDCT-C007/QCBS/2018 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos objectivos do PDCT é o financiamento de um Estudo sobre a Disparidade Baseada no Género em Ciência e Tecnologia. Assim, foi contratada uma empresa por Concurso Público Internacional (clique aqui para baixar o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de tempo adicional foi assinada a Adenda N°6. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio de Assinatura.
Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Assinatura da Adenda N°2 do Contrato - Obras de Reabilitação dos Laboratórios do “Liceu do Nzeto”

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°2 DO CONTRATO N° PDCT-W001p/SHP/2019 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Uma das 3 componentes do PDCT é a "Criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação", na qual se inclui o apetrechamento de laboratórios de física, química e biologia de 18 escolas secundárias (uma por província) seleccionadas pelo Ministério da Educação. Assim, o PDCT divulgou os resultados do concurso restrito "Execução de obras de reabilitação e conservação de Laboratórios do “Liceu do Nzeto”, na Província do Zaire. Considerando a necessidade de…
Ler mais ...

PDCT: AVISO DE CONCURSO ESPECÍFICO - Construção do Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVISO DE CONCURSO ESPECÍFICO Convite à Apresentação de Propostas Data: 1 de Março de 2022 Empréstimo N.º: 2000130014332 ICB N.º PDCT-W003/ICB/2022 Este Convite à Apresentação de Propostas vem na sequência do Aviso de Concurso Geral para este projecto, publicado no United Nations Development Business (UNDB online), datado de 8 de Novembro de 2016, e no portal da Internet do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (www.afdb.org). O Governo da República de Angola recebeu um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento para custear o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT). Pretende-se que parte dos recursos deste empréstimo seja aplicada a pagamentos elegíveis nos termos do contrato para a Construção do Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda. O PDCT convida a apresentação de propostas seladas de potenciais concorrentes elegíveis para a construção e conclusão do Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda (doravante denominado “Empreitada de Obras”). O objectivo geral é construir e concluir um Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda, funcional e harmonioso, ocupando uma área de aproximadamente 62800 m2, em 30 meses, de acordo com os respectivos projectos…
Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Adjudicação de Contrato - Obras de Reabilitação dos Laboratórios do “Liceu da Centralidade do Lobito”

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATO O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Uma das 3 componentes do PDCT é a "Criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação", na qual se inclui o apetrechamento de laboratórios de física, química e biologia de 18 escolas secundárias (uma por província) seleccionadas pelo Ministério da Educação. Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso restrito aberto para "Execução de obras de reabilitação e conservação de Laboratórios do Liceu da Centralidade do Lobito, na Província de Benguela. Os…
Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Adjudicação de Contrato - Obras de Reabilitação dos Laboratórios do “Magistério Secundário Comandante Liberdade”

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATO O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Uma das 3 componentes do PDCT é a "Criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação", na qual se inclui o apetrechamento de laboratórios de física, química e biologia de 18 escolas secundárias (uma por província) seleccionadas pelo Ministério da Educação. Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso restrito "Execução de obras de reabilitação e conservação de Laboratórios do Magistério Secundário Comandante Liberdade”, na Província da Huíla, que foi aberto. Os…
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais