Menu
RSS

Bolsas - Pós-Graduação

O Governo de Angola (GdA) assinou um Acordo de Financiamento com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para custear o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), cujo objectivo é contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) é a agência executora do PDCT. Um dos objectivos específicos do PDCT é financiar bolsas de pós-graduação.

Sub-Categorias

Edital N°2

Edital N°2 (2)

O Governo de Angola (GdA) assinou um Acordo de Financiamento com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para custear o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), cujo objectivo é contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) é a agência executora do PDCT. Um dos objectivos específicos do PDCT é financiar bolsas de pós-graduação. Nesta página poderá encontrar informação relacionada com o Edital Nº2/MESCTI/PDCT/2023 - Bolsas de Estudo de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento.

Ver itens ...

PDCT-MESCTI realizou visita de acompanhamento aos seus bolseiros na Universidade de Lisboa

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola cujo impacto esperado é a contribuição para a diversificação da economia angolana, através da inovação científica e tecnológica. Considerando a insuficiência de recursos humanos qualificados, um dos objectivos do PDCT, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), é a atribuição de 155 bolsas de estudo de pós-graduação. Assim, em Março de 2022 foi assinado um contrato entre o PDCT e a Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal, para a formação avançada de professores universitários e investigadores científicos angolanos, por meio de atribuição de Bolsas de Doutoramento e de Pós-Doutoramento. Adicionalmente, foram assinados contratos entre o PDCT e cada um dos bolseiros, seleccionados pela Comissão de Avaliação. As referidas bolsas de Doutoramento e de Pós-Doutoramento têm uma duração máxima de 4 e 1 anos, respectivamente. Assim, com o objectivo de i) auscultar a Reitoria da ULisboa e os bolseiros do PDCT para perceber as circunstâncias, os êxitos, os desafios e as suas preocupações, ii) alinhar procedimentos no âmbito dos contratos assinados e iii) estabelecer acções para resolver os desafios encontrados, uma delegação do PDCT-MESCTI deslocou-se à ULisboa entre 18 e 20…
Ler mais ...

PDCT: Resultados da Avaliação - Edital Nº2: Bolsas de Estudo de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento (Actualização: 31/01/2024)

Considerando o Edital Nº2 - Bolsas de Estudo de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento aberto pelo Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, informa-se que a avaliação está em curso e que até ao momento os resultados são os seguintes: Nome Completo Tipo de Bolsa de Estudo Área Científica Estado Abel Lulendo Mavuqui Bala Doutoramento 1.5 Ciências da terra e do ambiente Aprovado Adelino Sakata Morais Doutoramento 1.1 Matemática Fase 1: Aprovado, Fase 2: Em curso Aderito Tomas Pais da Cunha Pós-Doutoramento 4.4 Biotecnologia na agricultura Aprovado Adolfo Gouveia Dinis Mestrado 5 Outras Reprovado Adriano Braga Bingobingo Doutoramento 4.1 Agricultura, Floresta e Pesca Aprovado Adriano Costa Caiovo Vitungaiala Mestrado 1.6 Ciências biológicas Aprovado Africano Florindo Francisco Samo Doutoramento 1.1 Matemática Aprovado Agostinho Mavela Tchipeta Doutoramento 3.3 Ciências da saúde Aprovado Aires Alberto Do Espirito Santo Hitotelwa Mestrado 4.1 Agricultura, Floresta e Pesca Reprovado Albertina Ilda Chilanda Mestrado 3.3 Ciências da saúde Aprovado Alberto Adelino Mestrado 1.1 Matemática Aprovado Aleixo Augusto Francisco Martins Doutoramento 2.13 Outras engenharias e tecnologias (Eng. de Minas, Energia) Aprovado Amadeu de Carvalho Domingos de Almeida Mestrado 5 Outras Reprovado Amarildo da Silva Tito Doutoramento…
Ler mais ...

Centro Nacional de Investigação Científica Assina Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo

O Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) assinou no dia 26 de Abril de 2023, um Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo (USP), Brasil, para a formação em pós-graduação de docentes e investigadores científicos de instituições públicas de ensino superior e de investigação científica. A iniciativa faz parte da estratégia do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) - através do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) - de reforçar a formação dos docentes e investigadores científicos angolanos, com o objectivo de diversificar a economia por meio da inovação científica e tecnológica. A Diretora-Geral do CNIC - Sandra Afonso e o Reitor da USP - Carlos Junior. Foi lançado um edital pelo PDCT e a avaliação das 172 candidaturas recebidas já está em curso. É obrigatório que os aprovados retornem a Angola depois da formação e continuem a trabalhar na instituição de origem por, pelo menos, cinco anos. Os candidatos aprovados receberão bolsas de estudo que inclui um subsídio mensal e dois bilhetes de passagem aérea. As bolsas de Mestrado têm o valor de USD 800 mensais e duração máxima de 2 anos; as bolsas de Doutoramento têm o valor de USD 1100…
Ler mais ...

Edital Nº2 - Bolsas de Estudo de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Projecto ID Nº: P-AO-IA0-006 / Crédito Nº: 2000130014332 EDITAL Nº2/MESCTI/PDCT/2023 BOLSAS DE ESTUDO DE MESTRADO, DOUTORAMENTO E DE PÓS-DOUTORAMENTO Enquadramento O Governo de Angola tem em curso o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), financiado em 90% por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). O objectivo do PDCT é contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) é a agência executora do PDCT e torna público o presente Edital que visa a atribuição de Bolsas de Estudo de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento. Objectivo Reforçar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação através da formação avançada de Assistentes/Professores do Ensino Superior e Assistentes/Investigadores Científicos, de instituições públicas, por meio da atribuição de bolsas de estudo de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP), Brasil, minimizando a disparidade do género (55% para género feminino). Características das Bolsas de Estudo As bolsas de estudo cobrem o pagamento de um subsídio mensal e de dois bilhetes de avião (Ida: Angola-Brasil e volta:…
Ler mais ...

PDCT: Resultados da Avaliação - Edital Nº1: Bolsas de Estudo de Doutoramento e de Pós-Doutoramento (Actualização: 19/12/2022)

Considerando o Edital Nº1 - Bolsas de Estudo de Doutoramento e de Pós-Doutoramento aberto pelo Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), a ser executado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, informa-se que a avaliação está em curso e que até ao momento os resultados são os seguintes: # ID Nome do(a) Candidato(a) Tipo de Bolsa Domínio Científico Resultado 1 1 Abrão H. B. Sandala Doutoramento --- Reprovado 2 2 Adalberto H. P. Tumbuleni Doutoramento 4. Ciências Agrárias e Veterinárias Reprovado 3 3 Adão J. V. Dodão --- 4. Ciências Agrárias e Veterinárias Reprovado 4 4 Adão V. L. Nduli Doutoramento 4. Ciências Agrárias e Veterinárias Reprovado 5 6 Afonso G. Teca Doutoramento 2. Engenharia e Tecnologia Reprovado 6 7 Afonso Puna Doutoramento 1. Ciências Exactas e Naturais Aprovado 7 8 Africano F. F. Samo Doutoramento 1. Ciências Exactas e Naturais Reprovado 8 9 Aida A. L. J. Jacinto Doutoramento 2. Engenharia e Tecnologia Reprovado 9 10 Alano F. S. Sicato Doutoramento 4. Ciências Agrárias e Veterinárias Reprovado 10 11 Alfredo M. Dala Doutoramento 1. Ciências Exactas e Naturais Reprovado 11 13 Amador G. Pinda Doutoramento 4. Ciências Agrárias e Veterinárias Reprovado 12 18 Ana M.…
Ler mais ...

Edital Nº1 - BOLSAS DE ESTUDO DE DOUTORAMENTO E DE PÓS-DOUTORAMENTO

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Projecto ID Nº: P-AO-IA0-006 / Crédito Nº: 2000130014332 EDITAL Nº1/MESCTI/PDCT/2020 BOLSAS DE ESTUDO DE DOUTORAMENTO E DE PÓS-DOUTORAMENTO Enquadramento O Governo de Angola (Governo) contraiu um empréstimo junto do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para custear o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), cujo objectivo é contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) é a agência executora do PDCT e torna público o presente Edital que visa a atribuição de Bolsas de Estudo de Doutoramento e de Pós-Doutoramento. Objectivo Reforçar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação através da formação avançada de professores universitários e investigadores científicos, por meio da atribuição de Bolsas de Estudo de Doutoramento e de Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa (UL), Portugal, tendo em conta o equilíbrio do género (55% para mulheres). Características das Bolsas de Estudo As bolsas de estudo cobrem o pagamento de um subsídio mensal, propinas, taxas escolares e dois bilhetes de avião Angola-Portugal. 3.1 Tipo Doutoramento Pós-Doutoramento 3.2 Duração Doutoramento: 1 ano, renovável anualmente até um…
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais