Menu

Assinado Acordo para Implementação do “Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciência, Tecnologia e Inovação”, entre o Governo de Angola e a UNESCO

Considerando que o Governo deseja reforçar a sua cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) colocando à sua disposição fundos para suportar a implementação do “Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciência, Tecnologia e Inovação”, (doravante referido como PNFD-CTI), foi assinado no dia 18 de Setembro de 2019, aquando da abertura da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, o Acordo entre o Governo Angolano e a UNESCO para implementação do referido programa.

O Acordo foi assinado pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, em representação ao Governo Angolano, e pela Directora Geral da UNESCO, Dra. Audrey Azoulay.
Especificamente, o Acordo prevê as seguintes componentes:
• Estabelecimento e gestão de um mecanismo de bolsas de Doutoramento, para formação de 165 doutores até 2027;
• Actividades de capacitação e infra-estrutura de instituições de investigação científica angolanas;

O Governo Angolano também suportará o destacamento de funcionários angolanos para a UNESCO para apoiar na implementação do PNFD-CTI.
As componentes do PNFD-CTI estarão sujeitas a um projecto e orçamento detalhados, separados, preparados pela UNESCO, que serão aprovados pela UNESCO e pelo Governo por meio de troca de notas e serão parte integrante do referido Acordo.
O destacamento de funcionários angolanos para a UNESCO será formalizado através de acordos de destacamento específicos propostos pela UNESCO, de acordo com as suas regras e regulamentos.

 

Ler mais ...

Conheça os Resultados do Teste de Conhecimento para as Bolsas de Mérito. (Actualização)

COMUNICADO

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação comunica o seguinte:

  • Os resultados da prova de conhecimento para candidatura às Bolsas de Mérito serão publicados hoje, no portal do INAGBE e aqui, no portal www.ciencia.ao;
  • Os candidatos aprovados realizarão as entrevistas nos dias 29 e 30 de Agosto de 2019, em Luanda, no Campus da Camama da Universidade Agostinho Neto, a partir das 09:00;
  • Para a entrevista, os candidatos ao Doutoramento devem fazer-se acompanhar do projecto de investigação com o qual se candidataram;
  • Para os candidatos que estão fora do país, a entrevista será feita via Skype.

O GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, em Luanda, aos 27 de Agosto de 2019.

Para ter acesso à pauta final de Medicina, Engenharias e Tecnologias clique aqui

Para ter acesso à pauta final de Ciências Sociais e Humanidades clique aqui

Ler mais ...

Bolsas de Mérito: MESCTI Publica Lista de Candidatos Admitidos ao Teste de Conhecimento

 

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação comunica que o programa de envio de 300 licenciados para as melhores universidades do mundo, recebeu 944 candidaturas, sendo 577 submetidas no portal do INAGBE e 367 submetidas por e-mail. Das 944 candidaturas avaliadas, foram consideradas elegíveis 432, que passam para fase de realização da prova de conhecimento, a realizar-se no dia 22 de Agosto, às 09:00 horas, nas universidades públicas indicadas no Edital de candidatura. 

Clique aqui para ter acesso à lista dos candidatos admitidos. A referida lista está também publicada no portal do INAGBE https://inagbeonline.com.

 

Ler mais ...

Adiamento e Tópicos: Prova de Conhecimento para Candidatura às Bolsas de Mérito

REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA


COMUNICADO DE IMPRENSA

Adiamento da Data da Prova de Conhecimento para Candidatura às Bolsas de Mérito

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação comunica que, por razões operacionais, a prova de conhecimento para candidatura ao "Programa de Envio Anual de 300 Licenciados Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo" foi adiada para o dia 22 de Agosto de 2019, às 9:00 horas, nos locais indicados em função da residência dos candidatos.

O GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, em Luanda, aos 18 de Agos-to de 2019.

A Directora
Antónia Djamila Firmino de Lima

 

TÓPICOS 

Clique nos seguintes links para baixar os tópicos das provas de conhecimento de cada uma das áreas:

Ciências Agrárias

Educação, Artes e Cultura

Engenharias

Turismo e Lazer

Ciências Médicas

Ler mais ...

Prof. Doutor Filomeno Fortes é o Novo Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) vem por este meio congratular o Professor Doutor Filomeno Fortes por ocasião da sua eleição ao cargo de Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa, no concurso internacional, realizado no pretérito dia 31 de Julho do ano em curso, seguindo procedimentos e critérios de elevado rigor, exigência, transparência, competência e competitividade próprios de uma instituição científica europeia da sua dimensão e prestígio.

A sua nomeação é motivo de grande regozijo e orgulho nacional, sendo de momento o primeiro cidadão estrangeiro a assumir a direcção do IHMT, instituição que coordena todos os programas de saúde a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O Professor Doutor Filomeno Fortes além de coordenar o Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, faz também parte do Conselho da Federação Internacional de Doenças Tropicais. Seu exemplo é sem dúvida fonte de inspiração para toda comunidade académica nacional.

O MESCTI coloca-se ao dispor para estreitar relações com o IHMT, bem como aumentar o intercâmbio entre o IHMT e as instituições de ensino superior e investigação científica nacionais, procurará sempre apoiar o Professor Doutor Filomeno Fortes na sua nova jornada.

Desejamos-lhe sucesso no exercício dessa importante missão, com votos sinceros de um período de trabalho fértil de realizações, que venham ao encontro dos mais altos e legítimos interesses dessa prestigiosa comunidade académica e científica e que por esta via possa também apoiar o tão almejado desenvolvimento económico-social do nosso país.

 

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, aos 07 de Agosto de 2019.

Ler mais ...

MESCTI dá início ao Programa de Atracção de Investigadores na Diáspora

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação pretende proceder ao levantamento dos docentes universitários e investigadores científicos angolanos na diáspora, considerando informação sobre o número de residentes no exterior com formação em áreas ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Esta iniciativa surge no âmbito do Programa de Atracção de Investigadores na Diáspora, inserido no objectivo específico “Capacitação dos Recursos Humanos” da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto Presidencial Nº 201/11, de 20 de Julho), que visa responder ao Programa de Governação 1.2.7: Melhoria da Qualidade do Ensino Superior e Desenvolvimento da Investigação Científica e Tecnológica;

O levantamento poderá ser feito preenchendo o formulário em anexo para a recolha de informações relevantes sobre os docentes universitários e investigadores científicos.

 

Para fazer o download do formulário, clique aqui.

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais