Menu

MESCTI abre Inscrições para 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia: Actualizado - 5 de Novembro

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação informa que estão abertas, até ao dia 5 de Novembro, as inscrições para a 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, a realizar-se no Centro de Convenções de Talatona, de 12 a 14 de Novembro de 2019, em Luanda.

A Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT) é um evento científico bianual, que privilegia a apresentação e discussão de resultados de investigação científica de trabalhos, que estejam além da análise da bibliografia e também da descrição de casos, ocorrências ou fenómenos, com o objectivo de apresentar e discutir resultados de investigação científica e trocar experiências sobre a contribuição da ciência na melhoria da qualidade do ensino, no apoio à economia e na resolução dos problemas sociais.

A 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia tem como público alvo a comunidade científica, especialistas, profissionais e estudantes com interesse nos temas e tópicos abaixo referidos nos seguintes painéis:

  • PAINEL I – “Políticas e Instrumentos de Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica" (Medidas de política e financiamento e a implementação da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica);
  • PAINEL II – “Ciências Sociais, Humanidades, Sociedade e Economia” (A ciência, os hábitos e costumes e os problemas sociais);
  • PAINEL III – “A Inovação Tecnológica, a Produção de Alimentos e a Substituição de Importações” (A ciência, a produção de alimentos, a oferta de novos produtos, a segurança alimentar e nutricional);
  • PAINEL IV – “A Ciência, a Gestão dos Recursos Naturais e das Urbanizações (A aplicação do conhecimento, das tecnologias geo-espaciais, e de sensoriamento remoto na gestão dos recursos naturais, do meio e das cidades na era das alterações climáticas);
  • PAINEL V – “A Investigação Operacional, a Inovação Tecnológica e os Serviços de Saúde” (A qualidade dos serviços de saúde, a vigilância epidemiológica, a prevenção e o combate às endemias).

Para baixar a ficha de inscrição, clique aqui. Mais informações, por favor aceda aqui o site da Conferência.

Ler mais ...

MESCTI Abre Inscrições para a FIEBAT 2019: Inscreva-se já!

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação informa que, no âmbito da realização da 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, a ter lugar no Centro de Convenções de Talatona - CCTA, de 12 a 14 de Novembro de 2019, em Luanda, realizará paralelamente, a primeira edição da Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica - FIEBAT.

A FIEBaT é um evento que tem como objectivo divulgar e premiar os produtos, serviços e processos inovadores com potencial económico e social para o desenvolvimento sustentável que tenham sido produzidos em Angola nas IES (Instituições de Ensino Superior) e II&D (Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento).

Requisitos:

Os candidatos interessados em participar na FIEBAT, devem cumprir com os seguintes requisitos:

  • Apresentar Projectos (ideias, invenções e inovação) desenvolvidos nas IES e II&D ou em colaboração;
  • Apresentar protótipos, produtos/serviços e processos tecnológicos, com potencial económico;
  • Ter criatividade e originalidade;
  • Os projectos de produtos ou processos deverão ser apresentados em forma de protótipos, obrigatoriamente;
  • Poderão concorrer trabalhos que ainda não foram premiados em outros eventos;
  • Quando a exposição envolver simulação por computador, o equipamento deverá ser providenciado pelos participantes.

Forma de Participação

1. A participação na FIEBaT pode ser feita de forma individual ou por equipa mediante o preenchimento e a apresentação da ficha de inscrição, em anexo.
2. Em caso de participação por equipa, esta será composta até quatro elementos.

Datas a lembrar:

Prazo de Inscrições: até 25 de Outubro de 2019;
Selecção e divulgação dos trabalhos aprovados: até 30 de Outubro de 2019;
Abertura e início da Feira: 12 de Novembro de 2019.

Para mais informação, baixe aqui o edital, ou inscreva-se em: http://cnct.ciencia.ao/index.php/FIEBaT/1FIEBaT2019/

Ler mais ...

Assinado Acordo para Implementação do “Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciência, Tecnologia e Inovação”, entre o Governo de Angola e a UNESCO

Considerando que o Governo deseja reforçar a sua cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) colocando à sua disposição fundos para suportar a implementação do “Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciência, Tecnologia e Inovação”, (doravante referido como PNFD-CTI), foi assinado no dia 18 de Setembro de 2019, aquando da abertura da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, o Acordo entre o Governo Angolano e a UNESCO para implementação do referido programa.

O Acordo foi assinado pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, em representação ao Governo Angolano, e pela Directora Geral da UNESCO, Dra. Audrey Azoulay.
Especificamente, o Acordo prevê as seguintes componentes:
• Estabelecimento e gestão de um mecanismo de bolsas de Doutoramento, para formação de 165 doutores até 2027;
• Actividades de capacitação e infra-estrutura de instituições de investigação científica angolanas;

O Governo Angolano também suportará o destacamento de funcionários angolanos para a UNESCO para apoiar na implementação do PNFD-CTI.
As componentes do PNFD-CTI estarão sujeitas a um projecto e orçamento detalhados, separados, preparados pela UNESCO, que serão aprovados pela UNESCO e pelo Governo por meio de troca de notas e serão parte integrante do referido Acordo.
O destacamento de funcionários angolanos para a UNESCO será formalizado através de acordos de destacamento específicos propostos pela UNESCO, de acordo com as suas regras e regulamentos.

 

Ler mais ...

MESCTI Divulga a Lista dos Resultados Finais dos Candidatos às Bolsas de Mérito.

 

No âmbito da materialização do Programa de Envio Anual de 300 Licenciados Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo, aprovado à luz do Decreto Presidencial n.º 67/19, de 22 de Fevereiro, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação vem por meio desta, divulgar os resultados finais do processo de selecção dos candidatos às bolsas de mérito.

Para ter acesso a pauta de resultados finais, clique aqui.


Luanda, aos 26 de Setembro de 2019.

 

 

Ler mais ...

Conheça os Resultados do Teste de Conhecimento para as Bolsas de Mérito. (Actualização)

COMUNICADO

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação comunica o seguinte:

  • Os resultados da prova de conhecimento para candidatura às Bolsas de Mérito serão publicados hoje, no portal do INAGBE e aqui, no portal www.ciencia.ao;
  • Os candidatos aprovados realizarão as entrevistas nos dias 29 e 30 de Agosto de 2019, em Luanda, no Campus da Camama da Universidade Agostinho Neto, a partir das 09:00;
  • Para a entrevista, os candidatos ao Doutoramento devem fazer-se acompanhar do projecto de investigação com o qual se candidataram;
  • Para os candidatos que estão fora do país, a entrevista será feita via Skype.

O GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, em Luanda, aos 27 de Agosto de 2019.

Para ter acesso à pauta final de Medicina, Engenharias e Tecnologias clique aqui

Para ter acesso à pauta final de Ciências Sociais e Humanidades clique aqui

Ler mais ...

Bolsas de Mérito: MESCTI Publica Lista de Candidatos Admitidos ao Teste de Conhecimento

 

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação comunica que o programa de envio de 300 licenciados para as melhores universidades do mundo, recebeu 944 candidaturas, sendo 577 submetidas no portal do INAGBE e 367 submetidas por e-mail. Das 944 candidaturas avaliadas, foram consideradas elegíveis 432, que passam para fase de realização da prova de conhecimento, a realizar-se no dia 22 de Agosto, às 09:00 horas, nas universidades públicas indicadas no Edital de candidatura. 

Clique aqui para ter acesso à lista dos candidatos admitidos. A referida lista está também publicada no portal do INAGBE https://inagbeonline.com.

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais