Menu
RSS

Conheça a Estratégia SASSCAL 2.0 - Alterações Climáticas e Gestão de Solos

O mundo enfrenta consideráveis desafios económicos, sociais e ambientais devido à confluência de tendências das alterações climáticas, crescimento populacional, expansão agrícola, desflorestamento, escassez de água e perda de biodiversidade. Sinais de crescentes e agravadas tensões, resultantes destas tendências são evidentes a nível global, nacional e local, e são de particular relevância para os países da África Austral, onde a escassez induzida pelas alterações climáticas e a dinâmica populacional afectam gravemente o desenvolvimento socioeconómico.

A Estratégia SASSCAL 2.0 oferece uma transição de uma busca baseada em recursos para uma busca baseada em conhecimento por soluções para os desafios da mudança climática e de desafios de gestão dos solos.

O SASSCAL 1.0 estabeleceu a agenda para a geração de conhecimento nas áreas de mudança climática e gestão adaptativa dos solos. O SASSCAL 2.0 basear-se-á nas realizações do SASSCAL 1.0, incorporando as lições aprendidas e desenvolvendo iniciativas para enfrentar futuros desafios da mudança climática e da gestão adaptativa do solo.

A Estratégia SASSCAL 2.0 fornece uma estrutura de alto nível para orientar investimentos em investigação científica e inovação em mudanças climáticas e intervenções adaptativas de gestão dos solos. Todos os países membros precisam apoiar e comprometer-se com a Estratégia devido ao seu enfoque de prestação de serviços regionais integrados. Esses elementos são altamente desejáveis, mas são de natureza de longo prazo que exigem compromisso político, investimento e supervisão para serem plenamente realizados.

Para mais informação clique aqui e baixe o PDF.

Ler mais ...

SASSCAL: uma parceria pelo ambiente

O director do Centro Tecnológico Nacional (CTN), do Ministério da Ciência e Tecnologia, Gabriel Luís Miguel revelou que em Angola estão em estudo pelo menos 13 projectos de protecção ambiental, à luz da cooperação científica e tecnológica com a Alemanha, no âmbito do SASSCAL (Centro da África Austral para Ciências e Serviços para Adaptação às Alterações Climáticas e Uso Sustentável dos Solos).

O desafio é regional e Angola é parceira nesta iniciativa global que envolve outros países africanos da região austral  como África do Sul, o Botswana, a Namíbia, e a Zâmbia. Estão no total, 64 projectos em estudo, todos eles ligados a áreas como águas, agricultura, floresta, biodiversidade e desenvolvimento de capacidades.

Dentre os projectos desenvolvidos por pesquisadores angolanos, dá-se algum destaque aos do “desenvolvimento das condições de observação meteorológica no sudoeste de Angola – na província do Namibe e nas encostas da Serra da Chela”, e a “Instalação de uma bacia experimental no rio Giraul”, na mesma província.

No domínio da floresta, trabalha-se na “Monitorização do desmatamento na província do Huambo, com o uso de tecnologias de detecção e sistemas de informações geográficos”.

"Para agricultura, estão-se agora a monitorar os ecossistemas agrícolas, respeitantes aos efeitos das alterações climáticas, como a degradação dos solos, a questão das pragas, bem como o sistema de gestão da fertilidade do solo, integrando o uso racional de adubos e biofertilizantes agrícolas.

Para a biodiversidade, estão projectos como “Avaliações de plantas e vegetação na região e elaboração de bases de dados regionais de vegetação e mapas de vegetação”, “Inventário de invertebrados costeiros e de água doce e pequenos vertebrados” e a “Conservação da biodiversidade animal – inventários monitorização e avaliação”.

O valor total desta primeira fase, iniciada em 2009, e com o termo previsto para Agosto de 2015, é de 16 milhões, 825 mil, 352 euros e 94 cêntimos, dos quais Angola já beneficiou de dois milhões, 623 mil, 44 euros e 31 cêntimos.

Nos 13 projectos de Angola estão envolvidos 83 investigadores, 63 dos quais, angolanos.

De 2013 a 2014, os fundos foram, com pessoal (200.000 euros), com investimentos, mais de 300.000 euros, consumíveis, perto de 25.000 euros, serviços, cerca de 10.000 euros e com transportes foram gastos 100. 000 euros. Só em 2014, os investimentos foram de 350. 000 euros.

Dentro dos projectos do SASSCAL, Angola beneficiou, ainda, de 10 estações meteorológicas automáticas, que estão instaladas nas províncias do Uíge (Damba),  de Malanje (Cacuso), do Huambo (Chianga), do Cuanza Sul (Catofe), do Cuanza Norte (Alto Dondo), da Huíla (Gambos), de Benguela, do Moxico (Luau), da Lunda Sul (Muconda) e do Cuando Cubango (Cuito Cuanaval).

Presente em Angola desde 2013, com programas voltados para a agricultura, o clima, a água, florestas, biodiversidade e formação, o SASSCAL tem a sua sede na província do Huambo.

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais