Menu
RSS
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

Presidente da República constata andamento das obras do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

O futuro Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (PCTL), cujas obras de construção foram visitadas esta quarta-feira, 10 de Abril, pelo Presidente da República, João Lourenço, terá um enfoque tecnológico multissectorial, para reforçar o ecossistema de investigação científica e inovação, alinhando-se aos esforços de diversificação económica do país.

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, disse, durante a apresentação do PCTL, situado no distrito urbano da Maianga, em Luanda, que o parque contará com nove edifícios novos e a reabilitação dos antigos, num investimento de 35.9 milhões de dólares para a obra.  “Esta obra é uma parte do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia”, disse a dirigente, afirmando que o parque visa a colaboração entre Governo, indústria/empresas, instituições de ensino superior e de investigação científica e a sociedade, em geral.

O Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (PCTL) vai ocupar uma área de aproximadamente 60 mil metros quadrados, com diversas instalações, incluindo centros de investigação científica, área administrativa e comercial, incubadora de empresas, espaço para empresas consolidadas, biblioteca, auditório com 250 lugares, escritórios, restaurante, estufa e espaços a serem utilizados pela Universidade Agostinho Neto.

Contará ainda com painéis solares, pontos de carregamento para veículos eléctricos, bem como com estacionamento com capacidade para cerca de 600 veículos, áreas verdes, instalações desportivas, entre outras infra-estruturas. As obras do PCTL deverão estar concluídas no segundo semestre de 2025.

A construção do parque está a cargo da empresa Pan-China e a fiscalização a cargo do consórcio Typsa/EngConsult, vencedoras dos concursos públicos internacionais lançados. O empreendimento (PCTL) tem actualmente uma taxa de execução física de 46% e financeira de 45%.

Por outro lado, actualmente, o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), no seu todo, tem um desembolso que ronda os 40% e a sua conclusão está prevista para Dezembro de 2026. Em última instância, pretende-se, com o PDCT, contribuir, através da inovação científica e tecnológica, para a diversificação económica", reforçou a Ministra. O PDCT tem um orçamento total de USD 100 milhões, disponibilizados pelo Estado angolano (USD 10 milhões) e por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (USD 90 milhões).

Luanda, 12 de Abril de 2024.

Fonte da Imagem: CIPRA (Centro de Imprensa da Presidência da República)

III Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJICPLP África) - Participe! Inscrições Abertas

  • Publicado em Eventos

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) convida a participar no III Encontro Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJICPLP África), um evento de promoção à investigação científica entre os jovens dos países de língua portuguesa, que se realizará nos dias 27, 28 e 29 de março 2024, no Centro de Ciência de Luanda, Angola.

O tema do Encontro é “A Ciência para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”.

A ciência e a investigação científica têm um papel fundamental a desempenhar no avanço dos ODS. São instrumentos essenciais para o desenvolvimento económico e social sustentável, a redução da pobreza, ao combate às mudanças climáticas, a melhoria das condições de vida das pessoas e o futuro do nosso planeta e das futuras gerações.

O EJICPLP África tem o objectivo de promover a participação e o protagonismo dos jovens no campo da ciência, como agentes de mudança de uma comunidade viva e em constante transformação.

Após o sucesso das duas precedentes edições do Encontro, em Julho de 2021 e Maio de 2022, no ISEG, em Lisboa, onde se superou todas as expectativas, quer na qualidade dos debates, quer na excelência e diversidade dos trabalhos apresentados, quer na adesão dos participantes, o III Encontro se realizará em Angola, ou seja em África, no seu habitat endógeno

O III Encontro será realizado com a colaboração da Felcos Umbria (Associação de Municípios para o desenvolvimento sustentável) de Itália, com o apoio institucional da CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa, do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola e com a parceria da Universidade Agostinho Neto e da Universidade Católica de Angola, bem como com a Universidade UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) de Brasil e outros parceiros nacionais e internacionais.

Durante o Encontro serão apresentadas 30 comunicações científicas de jovens investigadores, seleccionadas entre os 65 trabalhos científicos recebidos, através da Call for Papers. A selecção dos trabalhos será efectuada pelo Conselho Científico do Encontro, composto por 30 académicos das diversas Universidades dos países da CPLP.

Além disso, cerca de 40 investigadores seniores e expertises de várias áreas de estudo participarão como oradores nos 8 Painéis Temáticos de Debate, para aprofundar o conhecimento sobre África e o Desenvolvimento Sustentável, nas suas mais diversas áreas, como o Turismo, Energia, Educação, Economia, Mulher Africana entre outros.

A participação será em formato híbrido, presencial ou virtual. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

Inscrições no website do III Encontro: https://www.encontrojovensinvestigadorescplp.org/

Consultar programa provisório: https://www.encontrojovensinvestigadorescplp.org/programa.html

FUNDECIT realiza Workshop sobre Prioridades para Financiamento da Ciência - Participe!

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) realiza no próximo dia 16 de Janeiro de 2024 o workshop final do Projecto "Políticas e Práticas de Financiamento para uma Ciência e Tecnologia Glocal, Ética, Inovadora e Relevante: Diálogos entre Angola, Moçambique e Portugal" financiado pelo Programa Facilidade de Diálogo UE-Angola, com a finalidade de debater temas selecionados visando a recolha de subsídios para melhoria das políticas, estratégias práticas em matéria de C&T, com foco nos instrumentos de financiamento.

Os interessados poderão participar virtualmente, através do link:

 

Para mais informação, clique aqui: https://fundecit.ao/default.aspx

Aceda ao programa preliminar clicando AQUI

 

Participe nas Sessões de Informação Online sobre o Erasmus+ para a África Subsaariana!

A Comissão Europeia e a Agência de Execução Europeia para a Educação e Cultura (EACEA) estão a organizar uma série de sessões de informação online destinadas à África Subsaariana sobre o programa Erasmus+ e o novo convite à apresentação de propostas recentemente lançado.

Estas sessões visam informar organizações e indivíduos sobre as oportunidades oferecidas pelo programa Erasmus+ em termos de mobilidade para aprendizagem e capacitação no ensino superior, assim como no ensino e formação profissional.

Três sessões estão agendadas para meados de dezembro, cada uma focada numa das comunidades linguísticas da África Subsaariana:

  •  Comunidade de língua inglesa - 13 de dezembro de 2023;
  •  Comunidade de língua francesa - 14 de dezembro de 2023;
  •  Comunidade de língua portuguesa - 15 de dezembro de 2023.

Todas as sessões decorrerão das 10h00 às 17h15 (WAT/CET) e terão a mesma agenda. A agenda incluirá tópicos como:

  • O programa Erasmus+ e o seu impacto na África Subsaariana;
  • Mobilidade de Crédito Internacional;
  • Capacitação no ensino superior;
  • Mestrado Conjunto Erasmus Mundus e Medidas de Design Erasmus;
  • Capacitação no domínio do ensino e formação profissional;
  • Intercâmbios Virtuais Erasmus+;
  • Ações Jean Monnet;
  • Como solicitar financiamento.

Para visualizar a agenda dos eventos em [en], [fr] ou [pt], e para se inscrever na sessão da sua escolha, aceda ao formulário de inscrição do evento no seguinte link: https://bit.ly/41bJWPL

O link para o webinar Zoom será enviado pouco antes da sua sessão escolhida. Para mais informações sobre estas sessões, por favor, entre em contato através de sub-saharanafrica@enfpsupport.net.

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais