HUAMBO ACOLHEU O PRIMEIRO FÓRUM DE DIÁLOGO CIÊNCIA E SOCIEDADE NO SECTOR AGROPECUÁRIO
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O Programa de Apoio ao Ensino Superior - UNI.AO, no quadro da implementação das suas atividades e prossecução dos seus objetivos pretende promover o B-learning através da capacitação às IES que oferecem cursos de pós-graduação. Esta actividade constitui uma formação de equipas seleccionadas para desenvolver novos cursos ou melhorar cursos existentes. Neste sentido, as equipas selecionadas para desenvolver novos cursos ou melhorar os cursos existentes foram capacitadas de modo que puderam desenvolver módulos de formação combinando ensino à distância e presencial nos currículos dos cursos de pós-graduação que serão implementados no quadro do programa. Esta primeira edição da capacitação em B-learning, ensino à distância, teve como público-alvo 57 docentes e técnicos de 6 Instituições de Ensino Superior sedeadas nas províncias do Huambo, Benguela, Cuanza Sul, Bengo, Huíla e Luanda. Foi elaborado um “guia pedagógico B-learning" e entregue aos participantes da formação para auxiliar na concepção dos seus módulos. A versão online do guia pedagógico pode ser consultada no seguinte pdf: Guia_Pedagogico_B-Learning.pdf
Está prevista uma segunda edição da capacitação em B-Learning em 2023.
No quadro da implementação das suas actividades e prossecução do seu objectivo mais específico de promover uma maior especialização e reconhecimento das instituições com cursos de pós-graduação, o Programa UNI.AO propõe-se apoiar as Instituições de Ensino Superior (IES) angolanas, públicas e privados, de modo a reforçar a sua capacidade institucional para desenvolver uma especialização a nível da pós-graduação e alocar fundos para a implementação e/ou execução dos seus projetos. É neste âmbito que o Programa UNI.AO lançou em Junho de 2021 o 1º este edital para apoiar e financiar a criação e implementação de novos cursos de pós-graduação (mestrado, doutoramento ou cursos de especialização) e/ou melhorar os cursos de pós-graduação -graduação existente. Foi a primeira vez em Angola que se lançou este tipo de processo concursal que visa apoiar a pós-graduação.
Trata-se de um processo concursal muito competitivo e concorrido, de abrangência nacional, no qual participaram 30 IES de diferentes províncias, submetendo-se a um total de 130 propostas de cursos de pós-graduação válidos para análise administrativa. A taxa de participação das IES (resposta ao edital) foi de 35%, ou seja, num universo de 85 IES registadas em Angola (dados de 2019), 30 responderam ao edital, um número correspondente a uma taxa de resposta acima de 57% do total de IES que oferecem cursos de pós-graduação em Angola. Isso é um sinal que põe em destaque o dinamismo do subsetor e o grande interesse das IES angolanas em desenvolver uma pós-graduação. Foram selecionadas 18 propostas, todas de IES públicas, abrangendo 6 Províncias de Angola.
Em Novembro de 2022, o Programa UNI.AO lançou o segundo Edital, desta feita, para Atribuição de Subvenções Destinadas à Criação e Implementação de Novos Cursos de Especialização e/ou Apoio aos Cursos Existentes, cujos resultados já foram apurados e serão brevemente publicados.
Encontre o relatório do 1º Edital a baixo
Relatório - 1º Edital_Subvenção
O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 12 de maio de 2023
No quadro da implementação das suas actividades e prossecução dos seus objectivos mais específicos, o Programa prevê fortalecer o Sistema Integrado de Informação do MESCTI (SII-MESCTI), tendo como objecto principal facilitar o tratamento dos dados relacionados com o ensino superior em Angola. De momento, não existe um sistema informatizado, fiável e rápido, que permita realizar uma coleta de dados para dar tratamento às informações relacionadas aos atos do Ensino Superior sem sobressaltos. O SII-MESCTI será implementado em diferentes fases e com diferentes módulos, respondendo ao desafio nacional da modernização administrativa das instituições e garantindo um maior apoio entre a governação, os sistemas de informação e a interrupção de garantia de qualidade.O fortalecimento do SII-MESCTI será desenvolvido de forma modular e terá uma evolução contínua a partir da integração e interconexão de módulos parcelares. Estes módulos serão construídos, conforme as prioridades identificadas no comité de pilotagem, de forma sequencial, e, coincidente, serão integrados e interconectados num sistema global. De acordo com as prioridades identificadas, foram definidos quatro módulos parcelares:
O módulo para subscrever pedidos de novos cursos de graduação e de pós-graduação está, na data da redacção dos presentes termos de referência, em curso de implementação. Os três outros módulos são o objeto destes TDR, divididos em três lotes, que podem ser respondidos conjuntamente ou separadamente.
Para todos os lotes, deve-se considerar as seguintes necessidades:
Localização dos produtos
O trabalho deve ser desenvolvido nas instalações da entidade contratada e exame no MESCTI e em algumas Instituições de Ensino Superior em Luanda, incluindo aquelas que têm menor facilidade de recursos tecnológicos para apoiar o funcionamento das Plataformas em questão. Os coordenadores do Programa UNI.AO facilitam estas atividades de testagem.
O produto acabado (ou a versão Beta) deverá ser alocado numa nuvem a ser indicado pelo MESCTI, depois de acreditado pelo prestador de serviço conforme as condições necessárias para a sua funcionalidade, segurança e integridade no “ambiente” a ser indicado.
A versão Beta deve, da mesma forma, ser instalada numa nuvem alternativa, considerada “nuvem de recuperação de desastres”, para mitigar o risco de funcionamento do sistema e/ou de perda de dados e informações.
A entidade contratada deverá, ainda, produzir os processos e procedimentos dos perfis de acesso e privilégios, definindo diferentes níveis de atuação, de modo a garantir que os usuários, bem como as aplicações remotas, sejam identificados, que as suas identidades sejam devidamente verificadas, e que só pode aceder a informação ou sistemas para os quais foram previamente autorizados.
Experiência e competências necessárias da equipa
As necessidades necessárias para realizar esta prestação de serviço devem basear-se fundamentalmente nas experiências profissionais a seguir:
Uma experiência comprovada demonstrada nestes domínios deverá ser demonstrada.
Formulação das respostas ao concurso
Quanto à tramitação dos procedimentos de treinamento, empresas/operadores médicos na área de TIC são convidados a apresentar propostas técnicas e financeiras para um, dois ou todos os lotes propostos.
Será proposto um contrato de compra de prestações de serviço com base nos TDR, na proposta técnica e na proposta financeira. poder ser concedido ao contratado um adiantamento de 20% do preço global da prestação, o restante sendo pago segundo um calendário definido no contrato e vinculado a diferentes fases de trabalho.
Para envio de candidaturas ao concurso e ter acesso à documentação completa do concurso, deve aceder ao link https://www.marches-publics.gouv.fr/?page=Entreprise.EntrepriseAdvancedSearch&AllCons&id=2278691&orgAcronyme=s2d
Os Termos de Referência completos do concurso também estão disponíveis aqui Upload Completo: /UNI_AO/PT_TdR___3_modulos_SII_vf.pdf
O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 07 de abril de 2023
Com o objetivo geral de aumentar a diversificação económica e a criação de emprego em setores prioritários, um dos objetivos do programa UNI.AO é facilitar o acesso à informação sobre a escolha dos estudos e perspetivas profissionais para os estudantes. Nesta perspectiva, está previsto organizar atividades para promover a aproximação entre o mundo académico e a sociedade, em particular as empresas do setor produtivo.
Fora isso, o programa apoia a criação ou o fortalecimento de cursos de pós-graduação em áreas estratégicas relacionadas com a diversificação económica. Nesta perspectiva, foi lançado em 2021 um edital para selecionar cursos. 18 cursos foram seleccionados, incluindo 6 cursos na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), na Província do Huambo, nas áreas da saúde (2 cursos) e da agropecuária (4 cursos).
Esta concentração de cursos na UJES na área agropecuária, estratégica para o desenvolvimento nacional e regional, explica a organização de um fórum de diálogo ciência/empresas no Huambo, sedeado no Huambo/UJES.
O objetivo geral é discutir as principais formas e canais de interação entre o mundo acadêmico e a sociedade, bem como os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar a criação e implementação de uma plataforma formal de articulação entre as IES, as empresas privadas e os organismos públicos locais (ou, pelo menos, a criação de negociação formal que encorajem esta articulação).
O/a consultor/a presta assistência técnica, administrativa e logística de maneira transversal no marco do Programa, especificamente para acertar a organização e coordenação deste fórum de diálogo ciência/sociedade na UJES . Sob a responsabilidade da coordenadora do programa, ele/a trabalha em estreita colaboração com a equipa técnica do Programa, baseada em Luanda e na França e com o assistente de comunicação e direção. Ele/ela assumirá as seguintes funções:
Experiência profissional / Qualificações e competências:
Habilidades:
Qualidades:
Informações adicionais:
Os candidatos que apresentam candidaturas devem ter feito a inscrição no registo nacional das empresas ou ter portagem por um credor (com capacidades de faturação).
Documentos a fornecer:
As candidaturas devem ser enviadas no email do Programa: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
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