Menu
RSS

Projectos MESCTI

Programa UNI.AO e Universidade José Eduardo dos Santos realizam o Primeiro Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade no Sector Agropecuário

O Programa de apoio ao Ensino Superior (UNI.AO), em colaboração com a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), realiza nos dias 08 e 09 de Junho de 2023, na Chianga (Huambo), na Faculdade de Ciências Agrárias da mesma Universidade, o Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade no Sector Agropecuário. O Fórum visa reflectir sobre as principais formas e canais de interacção entre o mundo académico e a sociedade, os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar na criação e implementação de uma plataforma formal de coordenação entre as IES, as empresas privadas, a sociedade civil e os organismos públicos locais. Espera-se organizar actividades que promovam a aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, particularmente as empresas do sector produtivo e as organizações da sociedade civil. O Programa UNI.AO realizou em 2021 um estudo-diagnóstico sobre os sectores psicológicos prioritários para a criação de cursos de pós-graduação. Este diagnóstico comprovado das dificuldades do sector privado em encontrar quadros especializados no mercado angolano com o perfil e as competências competentes. Da mesma maneira, sublinhou a necessidade de haver maior interacção a nível local entre as Instituições de Ensino Superior, o sector privado e a sociedade civil no desenvolvimento de currículos actualizados e…
Ler mais ...

Centro Nacional de Investigação Científica Assina Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo

O Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) assinou no dia 26 de Abril de 2023, um Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo (USP), Brasil, para a formação em pós-graduação de docentes e investigadores científicos de instituições públicas de ensino superior e de investigação científica. A iniciativa faz parte da estratégia do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) - através do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) - de reforçar a formação dos docentes e investigadores científicos angolanos, com o objectivo de diversificar a economia por meio da inovação científica e tecnológica. A Diretora-Geral do CNIC - Sandra Afonso e o Reitor da USP - Carlos Junior. Foi lançado um edital pelo PDCT e a avaliação das 172 candidaturas recebidas já está em curso. É obrigatório que os aprovados retornem a Angola depois da formação e continuem a trabalhar na instituição de origem por, pelo menos, cinco anos. Os candidatos aprovados receberão bolsas de estudo que inclui um subsídio mensal e dois bilhetes de passagem aérea. As bolsas de Mestrado têm o valor de USD 800 mensais e duração máxima de 2 anos; as bolsas de Doutoramento têm o valor de USD 1100…
Ler mais ...

Programa UNI.AO está a contratar uma consultoria especializada para a Criação e Implementação de três plataformas digitais de gestão e monitorização do Ensino Superior e de projectos de Investigação.

 

O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 12 de maio de 2023

No quadro da implementação das suas actividades e prossecução dos seus objectivos mais específicos, o Programa prevê fortalecer o Sistema Integrado de Informação do MESCTI (SII-MESCTI), tendo como objecto principal facilitar o tratamento dos dados relacionados com o ensino superior em Angola. De momento, não existe um sistema informatizado, fiável e rápido, que permita realizar uma coleta de dados para dar tratamento às informações relacionadas aos atos do Ensino Superior sem sobressaltos. O SII-MESCTI será implementado em diferentes fases e com diferentes módulos, respondendo ao desafio nacional da modernização administrativa das instituições e garantindo um maior apoio entre a governação, os sistemas de informação e a interrupção de garantia de qualidade.O fortalecimento do SII-MESCTI será desenvolvido de forma modular e terá uma evolução contínua a partir da integração e interconexão de módulos parcelares. Estes módulos serão construídos, conforme as prioridades identificadas no comité de pilotagem, de forma sequencial, e, coincidente, serão integrados e interconectados num sistema global. De acordo com as prioridades identificadas, foram definidos quatro módulos parcelares:

  • Módulo para submeter pedidos de novos cursos de graduação e de pós-graduação;
  • Módulo para submissão de pedido de criação de nova Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou nova Unidade Orgânica;
  • Módulo para acomodar dados para alimentar o anuário estatístico;
  • Módulo para cadastro de profissionais e instituições de investigação.

 O módulo para subscrever pedidos de novos cursos de graduação e de pós-graduação está, na data da redacção dos presentes termos de referência, em curso de implementação. Os três outros módulos são o objeto destes TDR, divididos em três lotes, que podem ser respondidos conjuntamente ou separadamente.

Para todos os lotes, deve-se considerar as seguintes necessidades:

  • Desenvolvedor ou software que permite
  1. Preencher formulários e carregar documentos pdf, de forma segura (login/password atribuídos) e ergonómica.
  2. Baixar arquivos e carregar arquivos pdf preenchíveis.
  3. Extrair informações e dados estatísticos sobre as atividades dos usuários interagindo no software.
  • Testar a versão Beta do software e alojá-la nos lugares definidos de acordo com o MESCTI.
  • Transformar, caso seja relevante, documentos word em pdf preenchíveis (um total de no máximo 300 páginas).
  • Elaborar guias de apoio técnico para os gestores do software e produzir a FAQ para os usuários da plataforma.

 Localização dos produtos

O trabalho deve ser desenvolvido nas instalações da entidade contratada e exame no MESCTI e em algumas Instituições de Ensino Superior em Luanda, incluindo aquelas que têm menor facilidade de recursos tecnológicos para apoiar o funcionamento das Plataformas em questão. Os coordenadores do Programa UNI.AO facilitam estas atividades de testagem.

 O produto acabado (ou a versão Beta) deverá ser alocado numa nuvem a ser indicado pelo MESCTI, depois de acreditado pelo prestador de serviço conforme as condições necessárias para a sua funcionalidade, segurança e integridade no “ambiente” a ser indicado.

A versão Beta deve, da mesma forma, ser instalada numa nuvem alternativa, considerada “nuvem de recuperação de desastres”, para mitigar o risco de funcionamento do sistema e/ou de perda de dados e informações.

A entidade contratada deverá, ainda, produzir os processos e procedimentos dos perfis de acesso e privilégios, definindo diferentes níveis de atuação, de modo a garantir que os usuários, bem como as aplicações remotas, sejam identificados, que as suas identidades sejam devidamente verificadas, e que só pode aceder a informação ou sistemas para os quais foram previamente autorizados.

 Experiência e competências necessárias da equipa

As necessidades necessárias para realizar esta prestação de serviço devem basear-se fundamentalmente nas experiências profissionais a seguir:

  • Desenvolvimento Ágil de Software;
  • Desenvolvimento de Sistemas de Gestão de Bases de Dados Relacionais;
  • Desenvolvimento de API;
  • Desenvolvimento de Interface Gráfica Amigável Para os Usuários (GUI).

Uma experiência comprovada demonstrada nestes domínios deverá ser demonstrada.

 Formulação das respostas ao concurso

Quanto à tramitação dos procedimentos de treinamento, empresas/operadores médicos na área de TIC são convidados a apresentar propostas técnicas e financeiras para um, dois ou todos os lotes propostos.

Será proposto um contrato de compra de prestações de serviço com base nos TDR, na proposta técnica e na proposta financeira. poder ser concedido ao contratado um adiantamento de 20% do preço global da prestação, o restante sendo pago segundo um calendário definido no contrato e vinculado a diferentes fases de trabalho.

Para envio de candidaturas ao concurso e ter acesso à documentação completa do concurso, deve aceder ao link https://www.marches-publics.gouv.fr/?page=Entreprise.EntrepriseAdvancedSearch&AllCons&id=2278691&orgAcronyme=s2d

Os Termos de Referência completos do concurso também estão disponíveis aqui Upload Completo: /UNI_AO/PT_TdR___3_modulos_SII_vf.pdf

Ler mais ...

Oportunidade: Programa UNI.AO está a recrutar um(a) consultor(a), para coordenar a organização de um fórum de diálogo ciência/sociedade na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Huambo.

 

O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 07 de abril de 2023

Com o objetivo geral de aumentar a diversificação económica e a criação de emprego em setores prioritários, um dos objetivos do programa UNI.AO é facilitar o acesso à informação sobre a escolha dos estudos e perspetivas profissionais para os estudantes. Nesta perspectiva, está previsto organizar atividades para promover a aproximação entre o mundo académico e a sociedade, em particular as empresas do setor produtivo.

Fora isso, o programa apoia a criação ou o fortalecimento de cursos de pós-graduação em áreas estratégicas relacionadas com a diversificação económica. Nesta perspectiva, foi lançado em 2021 um edital para selecionar cursos. 18 cursos foram seleccionados, incluindo 6 cursos na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), na Província do Huambo, nas áreas da saúde (2 cursos) e da agropecuária (4 cursos).

Esta concentração de cursos na UJES na área agropecuária, estratégica para o desenvolvimento nacional e regional, explica a organização de um fórum de diálogo ciência/empresas no Huambo, sedeado no Huambo/UJES.

O objetivo geral é discutir as principais formas e canais de interação entre o mundo acadêmico e a sociedade, bem como os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar a criação e implementação de uma plataforma formal de articulação entre as IES, as empresas privadas e os organismos públicos locais (ou, pelo menos, a criação de negociação formal que encorajem esta articulação).

O/a consultor/a presta assistência técnica, administrativa e logística de maneira transversal no marco do Programa, especificamente para acertar a organização e coordenação deste fórum de diálogo ciência/sociedade na UJES . Sob a responsabilidade da coordenadora do programa, ele/a trabalha em estreita colaboração com a equipa técnica do Programa, baseada em Luanda e na França e com o assistente de comunicação e direção. Ele/ela assumirá as seguintes funções:

  • Coordenar e administrar a parte logística de organização do evento de dois dias, previsto para o início de Junho de 2023 (procurar recomendações de serviços para catering, fazer visita técnica prévia ao local do evento, assegurar com os técnicos o bom funcionamento dos equipamentos técnicos da conferência, assegurar a ligação com o serviço do protocolo, etc.).
  • Apoiar na organização das atividades do fórum (mesa-redonda, debates, visitas de campo, etc.)
  • Coordenar, em estreita ligação com o assistente de comunicação, a produção de elementos gráficos de comunicação (cartas, pano de fundo, guloseimas, convites).
  • Em colaboração com o assistente de comunicação e a UJES, redigir e elaborar os convites, o programa do evento, o comunicado de imprensa, atualizar a lista dos convidados. Apoiar na elaboração de publicações para as redes sociais antes, durante e depois do evento para assegurar a visibilidade desejada.
  • De maneira geral, coordenar a boa organização e realização deste evento de visibilidade em estreita ligação com a equipe técnica, administrativa e financeira do programa.

Experiência profissional / Qualificações e competências:

  • Titular de um diploma universitário em políticas públicas, administração, direito, governança dos sistemas educativos ou economia;
  • Experiência profissional comprovada de no mínimo 5 anos no domínio da gestão de projetos ou de organização de eventos.
  • Bom conhecimento do setor de desenvolvimento e de programas de cooperação financiados pela União Europeia ou por outros doadores internacionais. Conhecimento do funcionamento de instituições públicas angolanas;
  • Experiência comprovada na área de organização de eventos com instituições públicas e representação diplomática;
  • Bons conhecimentos do contexto angolano e, especificamente, do Huambo.

Habilidades:

  • Trabalho em equipa e habilidades interpessoais;
  • Capacidades para coordenar a intervenção de diferentes atores numa abordagem transversal;
  • Síntese e redação;
  • Protocolo e senso de diplomacia;
  • Sentido de organização, rigor e previsão;
  • Perfeito conhecimento das ferramentas informáticas (Word, Excel, Power Point);
  • Domínio do funcionamento das redes sociais;
  • Fluência em português (escrito/oral);
  • Uso do francês será apreciável.

Qualidades:

  • Qualidades de escuta e diálogo;
  • Reatividade e proatividade;
  • Rigor no trabalho, ética e honestidade;
  • Capacidade de animação;
  • Sentido de diplomacia.

Informações adicionais:

  • Localização da missão: Luanda (trabalho a distância possível, mas uma presença de vários dias de trabalho no MESCTI (Talatona) será necessário) e deslocações no Huambo;
  • Duração da missão: 20 dias durante 2 meses - com regularidade de 2 dias mínimo por semana em presença física;
  • Local de trabalho: Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação, Talatona, Luanda;
  • Data de início prevista: 10 de abril de 2023;
  • Remuneração: até 250 euros/dia, taxas excluídas ou equivalentes em kwanza à taxa de câmbio inforeuro https://commission.europa.eu/funding-tenders/procedures-guidelines-tenders/information-contractors-and-beneficiaries/exchange-rate -inforeuro_pt  (contrato de prestação de serviço, impostos a carga da/o candidato/o);
  • A/o candidato/o deve ter o seu próprio equipamento informático, mas poderá ter o apoio do escritório do Programa UNI.AO para impressão de documentos ligados à atividade, bem como usufruir do apoio da viatura do projeto para algumas deslocações proporcionadas à realização do evento (a ser validadas pela Coordenadora do Programa);
  • Custos de comunicação serão a carga do programa UNI.AO por um valor total de 40.000 kwz a ser entregue ao/a consultor/a no começo da prestação;
  • As deslocações e ajudas de custo para Huambo serão cobertas pelo programa.

Os candidatos que apresentam candidaturas devem ter feito a inscrição no registo nacional das empresas ou ter portagem por um credor (com capacidades de faturação).

 

Documentos a fornecer:

  • Curriculum vitae (em português);
  • Carta de motivação;
  • Proposta financeira com o detalhe do valor diário, os impostos e com a informação de sujeição ou isento do IVA;
  • Comprovativo da capacidade de facturação;
  • Comprovativo da inscrição no registo nacional das empresas.

As candidaturas devem ser enviadas no email do Programa: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para mais informações, siga o nosso Facebook https://www.facebook.com/programauniao

Ler mais ...

Março Mulher, conheça Nara Katchilingui, mestranda em Direito Civil

Nara Paulina da Silva Katchilingui é mestranda em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Katyavala Bwila (UKB), curso financiado pelo Programa UNI.AO, licenciada em Direito, Magistrada do Ministério Público há 10 anos, com a categoria de Procuradora da República colocada e chefe da sala de Trabalho do Tribunal da Comarca do Lobito. O seu percurso académico e profissional é marcado por várias formações e funções, entre as quais: monitora da cadeira de Direito Internacional Privado na Universidade Lusíada de Benguela; desempenhou as funções de 2ª ajudante de conservador na Conservatória dos Registos comercial, predial e automóvel; foi Escrivã de Direito de 3ª classe na Procuradoria-geral da República. Frequenta o curso de mestrado em Direito Civil, onde são apenas duas mulheres na turma. “Presumo que assim seja por falta de maior divulgação do curso por um lado, por outro lado, é possível haver interesse em outras áreas de direito para formação de mestrado” – disse. Várias são as razões que a levaram a fazer o curso. A principal prende-se com a necessidade de aquisição e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos para desta forma exercer com eficácia e excelência a Magistratura. O curso de mestrado permite-lhe actualizar-se sobre o estado actual…
Ler mais ...

PDCT: AVISO DE CONCURSO ESPECÍFICO - Fornecimento e instalação de equipamentos de laboratório do CNIC, incluindo a formação de utilizadores

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVISO DE CONCURSO ESPECÍFICO Convite à Apresentação de Propostas Data: 16 de Março de 2023 Empréstimo N.º: 2000130014332 ICB N.º PDCT-G006/ICB/2023 Este Convite à Apresentação de Propostas vem na sequência do Aviso de Concurso Geral para este projecto, publicado no United Nations Development Business (UNDB online), datado de 8 de Novembro de 2016, e no portal da Internet do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (www.afdb.org). O Governo da República de Angola recebeu um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento para custear o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT). Pretende-se que parte dos recursos deste empréstimo seja aplicada a pagamentos elegíveis nos termos do contrato para a Fornecimento e instalação de equipamentos de laboratório do Centro Nacional de Investigação Científica, incluindo a formação de utilizadores. O PDCT convida a apresentação de propostas seladas de potenciais concorrentes elegíveis para o fornecimento e instalação (instalação/montagem e teste) de equipamentos (equipamentos, mobiliário, reagentes e consumíveis) de laboratório, incluindo formação (operação e manutenção) de utilizadores (técnicos, investigadores) para Centro Nacional de Investigação Científica, conforme os requisitos definidos na Secção VI do Caderno de Encargos:…
Ler mais ...

Edital Nº2 - Bolsas de Estudo de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Projecto ID Nº: P-AO-IA0-006 / Crédito Nº: 2000130014332 EDITAL Nº2/MESCTI/PDCT/2023 BOLSAS DE ESTUDO DE MESTRADO, DOUTORAMENTO E DE PÓS-DOUTORAMENTO Enquadramento O Governo de Angola tem em curso o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), financiado em 90% por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). O objectivo do PDCT é contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) é a agência executora do PDCT e torna público o presente Edital que visa a atribuição de Bolsas de Estudo de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento. Objectivo Reforçar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação através da formação avançada de Assistentes/Professores do Ensino Superior e Assistentes/Investigadores Científicos, de instituições públicas, por meio da atribuição de bolsas de estudo de Mestrado, Doutoramento e de Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP), Brasil, minimizando a disparidade do género (55% para género feminino). Características das Bolsas de Estudo As bolsas de estudo cobrem o pagamento de um subsídio mensal e de dois bilhetes de avião (Ida: Angola-Brasil e volta:…
Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Adjudicação de Contrato - Curso de Língua Inglesa

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATO O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos objectivos do PDCT é capacitar recursos humanos. Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso restrito que foi aberto. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando no seguinte link: 1. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Curso de Língua Inglesa"
Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Assinatura de Adenda N°1 do Contrato: Equipamento de Laboratório de Escolas Secundárias, incluindo a sua Instalação e Formação de Utilizadores

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°1 DO CONTRATO N° PDCT-G005/ICB/2020 O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos objectivos do PDCT é equipar 54 laboratórios de física, química e biologia em 18 escolas secundárias, 1 por província. Assim, foi contratado um consórcio por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de tempo adicional, foi assinada a Adenda N°1. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio de Assinatura de Adenda.
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais