Menu
RSS
UNI.AO

UNI.AO

Lançamento do Mestrado em Engenharia Informática da UKB

O Instituto Politécnico da Universidade Katyavala Bwila (UKB) realizou, no dia 19 de Janeiro de 2024, em Benguela, o acto solene de lançamento da primeira edição do curso de Mestrado em Engenharia Informática, subvencionado pela União Europeia, no âmbito do Programa UNI.AO.

O acto de lançamento foi prestigiado com a presença do Director Nacional do Ensino Superior, Prof. Doutor José Luís Alexandre, do Magnífico Reitor da UKB, Prof. Doutor Albano Ferreira, da Representante do Governo provincial de Benguela, Directora para Mobilidade e Tráfego Urbano, Cátia Cachuco, do Representante do Programa UNI.AO, Dr. Osvaldo Varela, da Administradora do Município da Catumbela, Kátia Teixeira, do Coordenador do referido curso, Prof. Lázaro Makili, dos Representantes das Universidades Parceiras, distintos Docentes e Discentes, entre outros convidados.

Na sua intervenção, o Representante do programa UNI.AO, Dr. Osvaldo Varela, disse que a província de Benguela possui um enorme potencial industrial e de serviços, a sua exploração sustentável requer profissionais competentes e altamente qualificados nos vários domínios da actividade económica e, em particular, no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), identificados como prioritárias para o desenvolvimento de Angola e para a estratégia do governo angolano de acelerar a transformação digital. “A estratégia de diversificação económica passa, também, pela promoção de uma economia digital robusta, o que requer a modernização tecnológica das empresas nacionais e locais, ou seja, a adopção e/ou introdução de soluções tecnológicas para o potenciamento dos seus produtos e serviços”, continuou.


A formação de profissionais com competências especializadas nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação, e em particular de engenheiros informáticos, é, portanto, essencial para promover a inovação digital.

Esta primeira edição do curso de Mestrado em Engenharia Informática conta com a parceria da Universidade do Minho de Portugal.

 

Mais dois cursos subvencionados pelo UNI.AO abertos no Huambo

O acto de abertura dos cursos de Doutoramento em Tecnologia Agroalimentar e Mestrado em Ciências Florestais e do Ambiente, decorreu no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES).

Estiveram presentes no acto o Director Nacional do Ensino Superior, Prof. Doutor José Luís Alexandre, a Magnífica Reitora da UJES, Profª. Doutora Virgínia Quartin, Embaixadora da União Europeia em Angola, Sra. Rosário Bento Pais, Coordenadora do Programa UNI.AO, Sra. Miriam Bacchin, a Decana da Faculdade de Ciências Agrárias, o Prof. Doutor Ambrósio Fortunato de Almeida, os representantes das Universidades parceiras, Coordenadores dos cursos, docentes e discentes dos referidos cursos e outras personalidades.

Estes dois cursos juntam-se aos outros quatro que já arrancaram, fazendo um total de 6 projectos da UJES, financiados pela União Europeia no âmbito do Programa UNI.AO, o que representa um terço dos cursos seleccionados através do primeiro Edital para atribuição de subvenções .

Bem-haja aos estudantes!

Aberto o Curso de Doutoramento em Ciências Do Mar e do Ambiente da Universidade Agostinho Neto

A Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto (UAN) realizou hoje, 12 de Novembro de 2023, o acto de abertura do curso de Doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente, subvencionado pela União Europeia, no âmbito do Programa UNI.AO.

O acto contou com a presença do Director nacional do Ensino Superior, Prof. Doutor José Luís Alexandre, do Magnífico Reitor da UAN, Prof. Doutor Pedro Magalhães, da Decana da Faculdade de Ciências Naturais, Prof.ª Doutora Maria Amélia da Silva, da Representante da Delegação da União Europeia, Sra. Isabel Emerson, da Coordenadora do Programa UNI.AO, Sra. Miriam Bacchin, da Coordenadora do curso de Doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente, Prof.ª Doutora Lueji Pestana, de docentes e discentes do referido curso, entre outros convidados.

Na sua intervenção, Pedro Magalhães informou que o objectivo Geral do Programa deste doutoramento é promover a formação avançada, multi e interdisciplinar de doutores nas áreas científicas de Ciências do Mar e Ciências do Ambiente, dedicando-se a estudos fundamentais e aplicados nas áreas do crescimento azul, que fomentem a economia do mar, incluindo aspectos relacionados com pescas, aquacultura, qualidade da água, saneamento e ambiente, de forma a contribuir transversalmente para os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, para além de desenvolver capacidade científica e de resposta a desafios ao mais alto nível, habilitando os futuros doutorados a criar um grupo de investigação em áreas de ponta ou aplicar o conhecimento em inovação que responda aos desafios societais do Desenvolvimento Sustentável, integrando-se no tecido produtivo ou institucional e contribuindo para o bem-estar das populações, em respeito pelo ambiente terrestre e marinho onde se inserem.

A Coordenadora do Programa UNI.AO, Sra. Miriam Bachin, mostrou-se regozijada com o momento, e satisfeita por testemunhar o lançamento do curso de Ciências do Mar e do Ambiente, que é o segundo Doutoramento da Faculdade de Ciências Naturais. Desejou sucessos aos doutorandos e que todos aproveitem ao máximo essa oportunidade para o crescimento profissional e para participar no desenvolvimento do país.

A Coordenadora do curso, Professora Doutora Lueji Pestana fez saber que este curso tem como missão formar profissionais com a capacidade de realizar investigação original e autónoma, numa perspectiva original ou aplicada, através da aquisição de competências e dos métodos de investigação dessa área, contribuindo simultaneamente para o progresso científico, em contexto académico ou profissional.

Esta primeira edição do curso de Doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente conta com 10 estudantes, nas especialidades de Ciências Biológicas, Ciências do Mar, Tecnologias do Ambiente e Água, Tecnologias em Pescas e Aquacultura, e com a parceria da Universidade do Namibe e da Universidade do Algarve.

Mais três cursos de pós-graduação arrancam na província do Huambo

A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) realizou, no dia 16 de Novembro de 2023, uma cerimónia de abertura dos cursos de Mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal e Especialização em Novas Tecnologias Aplicadas à Saúde, do Instituto Superior Politécnico (ISP) e o curso de Especialização em Nutrição de Pequenos Ruminantes da Faculdade Medicina Veterinária (FMV), subvencionados pela União Europeia no âmbito do Programa UNI.AO.

O evento contou com a presença do vice-Governador da Província do Huambo para o sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, da Magnífica Reitora da UJES, Prof.ª Doutora Virgínia Quartin, do representante do Programa UNI.AO, Dr. , do Diretor Geral do ISP do Huambo, Dr. Herculano Salvador, do Decano da FMV, Dr.

O Vice-Governador, Angelino Elavoco, disse que o Governo do Huambo, se regozija por essa iniciativa, uma vez que, se enquadra na materialização da política nacional de formação de quadros e, de elevação de competência, para contribuir positivamente nos diferentes processos que a situação económica e social que o país enfrenta. Desejo aos estudantes que se apropriem do conhecimento destas pós-graduações, “auguremos bons resultados, sucessos na formação, e que uma vez termine o curso, possam os mesmos se refletir na melhoria da qualidade dos serviços por vocês prestados ou na academia, ou na sociedade como um todo”.

O representante do Programa UNI.AO, Dr. deste percurso. “Votos de muito sucessos, continuaremos juntos unindo esforços para a concretização desses projetos e dos objetivos que comungamos no que diz respeito à Pós-graduação”, concluiu.

Esta edição conta com 30 candidatos para o curso de mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal e igual número para a especialização em Novas Tecnologias Aplicadas à Saúde, e 27 para o curso de especialização em Nutrição de Pequenos Ruminantes.

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais