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Concursos e bolsas

Concursos e bolsas (6)

Bolsas de Estudo financiadas pelo Programa UNI.AO apresentada em três províncias de Angola

O acto aconteceu nos dias 16, 18 e 20 de Outubro, durante o Primeiro Fórum sobre Políticas de Atribuição e Gestão de Bolsas de Estudo, organizado pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), nas províncias do Huambo, Huíla e Benguela, respectivamente. A apresentação sobre as Bolsas de Estudo financiadas pelo Programa UNI.AO, que já foram apresentadas também na província de Luanda, foi feita pela perita Técnica Justine Furtado.

A escolha destas províncias deveu-se ao facto de existirem Instituições de Ensino Superior com cursos financiados pela União Europeia, no âmbito do Programa UNI.AO.

As Bolsas de Estudo se enquadram no componente 3 do Programa UNI.AO, que visa fortalecer as pessoas, promovendo uma maior igualdade no acesso à pós-graduação e progressão na carreira para as mulheres. A recepção das candidaturas e a selecção dos candidatos para as bolsas, será realizada pelo INAGBE através do seu portal.

 

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Programa UNI.AO Financia Bolsas de Estudos para Cursos de Pós-Graduação

 

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) disponibiliza bolsas de estudo para a frequência dos cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em Angola, previstos no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino Superior – UNI.AO, programa financiado pela União Europeia no quadro de cooperação com a República de Angola, implementado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) em parceria com a Agência Francesa de Cooperação Técnica, Expertise France.

Podem concorrer às bolsas de estudo dos estudantes matriculados e frequentar os cursos de pós-graduação financiados pelo Programa UNI.AO mediante exigência de apresentação junto do INAGBE, acompanhada de prova de matrícula emitida pela instituição de ensino superior onde se encontram matriculados.

O financiamento das Bolsas de Estudo é assegurado pelo Programa de Apoio ao Ensino Superior – UNI.AO. O valor da Bolsa de Estudo está fixado em AOA 100.000,00 (cem mil kwanzas) por mês. Para estudantes de mestrado está previsto um subsídio de investigação de AOA 600.000,00 (seiscentos mil kwanzas) pagos no primeiro mês dos dois primeiros anos do curso. Para estudantes de doutoramento está previsto um subsídio de investigação de AOA 800.000,00 (oitocentos mil kwanzas) pagos no primeiro mês dos dois primeiros anos do curso.

O candidato à Bolsa de Estudo deve reunir os seguintes requisitos gerais:

  1. Ter nacionalidade angolana ou ser residente em Angola;
  2. Encontrar-se matriculado em um dos cursos de pós-graduação financiados pelo Programa UNI.AO;
  3. Não ser titular de qualquer outra bolsa de estudo, independentemente de sua natureza;
  4. Candidatos não docentes aos cursos de mestrado ter idade não superior a 35 anos para homens e 45 anos para mulheres, os candidatos docentes ter idade não superior a 45 anos; candidatos não docentes aos cursos de doutoramento ter idade não superior a 45 anos para homens e 50 anos para mulheres, candidatos docentes ter idade não superior a 50 anos; candidatos aos cursos de especialização com idade até 45 anos;
  5. Caso o candidato, aos dados da candidatura, seja titular de uma outra bolsa de estudo, deverá proceder ao seu cancelamento, sob pena de ver recusada a atribuição da bolsa a que se refira o presente regulamento.

Este Programa de bolsas promove a igualdade de género no acesso ao ensino superior: metade das bolsas disponíveis são alocadas para as mulheres.

Na atribuição das bolsas para seleção dos candidatos, são aplicados os seguintes critérios por ordem de preferência: idade 50% e mérito escolar também 50%. O INAGBE é responsável pela classificação dos candidatos observando os critérios acima definidos pelo programa UNI.AO.

A candidatura à Bolsa de Estudo é única e realizada, por requerimento dirigido ao INAGBE, pelo candidato que reúna os requisitos definidos. As candidaturas devem ser apresentadas ao INAGBE até 30 dias após a efetivação das matrículas. A apresentação de candidaturas aos estudantes que preenchem os requisitos exigidos nos termos do Regulamento efetivado por via on-line.

Para mais informações sobre os cursos financiados pelo Programa UNI.AO: contactar as Instituições de Ensino Superior

A abertura de candidatura às bolsas de estudo será comunicada posteriormente no site do INAGBE 

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Programa UNI.AO está a contratar uma consultoria especializada para a Criação e Implementação de três plataformas digitais de gestão e monitorização do Ensino Superior e de projectos de Investigação.

 

O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 12 de maio de 2023

No quadro da implementação das suas actividades e prossecução dos seus objectivos mais específicos, o Programa prevê fortalecer o Sistema Integrado de Informação do MESCTI (SII-MESCTI), tendo como objecto principal facilitar o tratamento dos dados relacionados com o ensino superior em Angola. De momento, não existe um sistema informatizado, fiável e rápido, que permita realizar uma coleta de dados para dar tratamento às informações relacionadas aos atos do Ensino Superior sem sobressaltos. O SII-MESCTI será implementado em diferentes fases e com diferentes módulos, respondendo ao desafio nacional da modernização administrativa das instituições e garantindo um maior apoio entre a governação, os sistemas de informação e a interrupção de garantia de qualidade.O fortalecimento do SII-MESCTI será desenvolvido de forma modular e terá uma evolução contínua a partir da integração e interconexão de módulos parcelares. Estes módulos serão construídos, conforme as prioridades identificadas no comité de pilotagem, de forma sequencial, e, coincidente, serão integrados e interconectados num sistema global. De acordo com as prioridades identificadas, foram definidos quatro módulos parcelares:

  • Módulo para submeter pedidos de novos cursos de graduação e de pós-graduação;
  • Módulo para submissão de pedido de criação de nova Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou nova Unidade Orgânica;
  • Módulo para acomodar dados para alimentar o anuário estatístico;
  • Módulo para cadastro de profissionais e instituições de investigação.

 O módulo para subscrever pedidos de novos cursos de graduação e de pós-graduação está, na data da redacção dos presentes termos de referência, em curso de implementação. Os três outros módulos são o objeto destes TDR, divididos em três lotes, que podem ser respondidos conjuntamente ou separadamente.

Para todos os lotes, deve-se considerar as seguintes necessidades:

  • Desenvolvedor ou software que permite
  1. Preencher formulários e carregar documentos pdf, de forma segura (login/password atribuídos) e ergonómica.
  2. Baixar arquivos e carregar arquivos pdf preenchíveis.
  3. Extrair informações e dados estatísticos sobre as atividades dos usuários interagindo no software.
  • Testar a versão Beta do software e alojá-la nos lugares definidos de acordo com o MESCTI.
  • Transformar, caso seja relevante, documentos word em pdf preenchíveis (um total de no máximo 300 páginas).
  • Elaborar guias de apoio técnico para os gestores do software e produzir a FAQ para os usuários da plataforma.

 Localização dos produtos

O trabalho deve ser desenvolvido nas instalações da entidade contratada e exame no MESCTI e em algumas Instituições de Ensino Superior em Luanda, incluindo aquelas que têm menor facilidade de recursos tecnológicos para apoiar o funcionamento das Plataformas em questão. Os coordenadores do Programa UNI.AO facilitam estas atividades de testagem.

 O produto acabado (ou a versão Beta) deverá ser alocado numa nuvem a ser indicado pelo MESCTI, depois de acreditado pelo prestador de serviço conforme as condições necessárias para a sua funcionalidade, segurança e integridade no “ambiente” a ser indicado.

A versão Beta deve, da mesma forma, ser instalada numa nuvem alternativa, considerada “nuvem de recuperação de desastres”, para mitigar o risco de funcionamento do sistema e/ou de perda de dados e informações.

A entidade contratada deverá, ainda, produzir os processos e procedimentos dos perfis de acesso e privilégios, definindo diferentes níveis de atuação, de modo a garantir que os usuários, bem como as aplicações remotas, sejam identificados, que as suas identidades sejam devidamente verificadas, e que só pode aceder a informação ou sistemas para os quais foram previamente autorizados.

 Experiência e competências necessárias da equipa

As necessidades necessárias para realizar esta prestação de serviço devem basear-se fundamentalmente nas experiências profissionais a seguir:

  • Desenvolvimento Ágil de Software;
  • Desenvolvimento de Sistemas de Gestão de Bases de Dados Relacionais;
  • Desenvolvimento de API;
  • Desenvolvimento de Interface Gráfica Amigável Para os Usuários (GUI).

Uma experiência comprovada demonstrada nestes domínios deverá ser demonstrada.

 Formulação das respostas ao concurso

Quanto à tramitação dos procedimentos de treinamento, empresas/operadores médicos na área de TIC são convidados a apresentar propostas técnicas e financeiras para um, dois ou todos os lotes propostos.

Será proposto um contrato de compra de prestações de serviço com base nos TDR, na proposta técnica e na proposta financeira. poder ser concedido ao contratado um adiantamento de 20% do preço global da prestação, o restante sendo pago segundo um calendário definido no contrato e vinculado a diferentes fases de trabalho.

Para envio de candidaturas ao concurso e ter acesso à documentação completa do concurso, deve aceder ao link https://www.marches-publics.gouv.fr/?page=Entreprise.EntrepriseAdvancedSearch&AllCons&id=2278691&orgAcronyme=s2d

Os Termos de Referência completos do concurso também estão disponíveis aqui Upload Completo: /UNI_AO/PT_TdR___3_modulos_SII_vf.pdf

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Oportunidade: Programa UNI.AO está a recrutar um(a) consultor(a), para coordenar a organização de um fórum de diálogo ciência/sociedade na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Huambo.

 

O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 07 de abril de 2023

Com o objetivo geral de aumentar a diversificação económica e a criação de emprego em setores prioritários, um dos objetivos do programa UNI.AO é facilitar o acesso à informação sobre a escolha dos estudos e perspetivas profissionais para os estudantes. Nesta perspectiva, está previsto organizar atividades para promover a aproximação entre o mundo académico e a sociedade, em particular as empresas do setor produtivo.

Fora isso, o programa apoia a criação ou o fortalecimento de cursos de pós-graduação em áreas estratégicas relacionadas com a diversificação económica. Nesta perspectiva, foi lançado em 2021 um edital para selecionar cursos. 18 cursos foram seleccionados, incluindo 6 cursos na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), na Província do Huambo, nas áreas da saúde (2 cursos) e da agropecuária (4 cursos).

Esta concentração de cursos na UJES na área agropecuária, estratégica para o desenvolvimento nacional e regional, explica a organização de um fórum de diálogo ciência/empresas no Huambo, sedeado no Huambo/UJES.

O objetivo geral é discutir as principais formas e canais de interação entre o mundo acadêmico e a sociedade, bem como os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar a criação e implementação de uma plataforma formal de articulação entre as IES, as empresas privadas e os organismos públicos locais (ou, pelo menos, a criação de negociação formal que encorajem esta articulação).

O/a consultor/a presta assistência técnica, administrativa e logística de maneira transversal no marco do Programa, especificamente para acertar a organização e coordenação deste fórum de diálogo ciência/sociedade na UJES . Sob a responsabilidade da coordenadora do programa, ele/a trabalha em estreita colaboração com a equipa técnica do Programa, baseada em Luanda e na França e com o assistente de comunicação e direção. Ele/ela assumirá as seguintes funções:

  • Coordenar e administrar a parte logística de organização do evento de dois dias, previsto para o início de Junho de 2023 (procurar recomendações de serviços para catering, fazer visita técnica prévia ao local do evento, assegurar com os técnicos o bom funcionamento dos equipamentos técnicos da conferência, assegurar a ligação com o serviço do protocolo, etc.).
  • Apoiar na organização das atividades do fórum (mesa-redonda, debates, visitas de campo, etc.)
  • Coordenar, em estreita ligação com o assistente de comunicação, a produção de elementos gráficos de comunicação (cartas, pano de fundo, guloseimas, convites).
  • Em colaboração com o assistente de comunicação e a UJES, redigir e elaborar os convites, o programa do evento, o comunicado de imprensa, atualizar a lista dos convidados. Apoiar na elaboração de publicações para as redes sociais antes, durante e depois do evento para assegurar a visibilidade desejada.
  • De maneira geral, coordenar a boa organização e realização deste evento de visibilidade em estreita ligação com a equipe técnica, administrativa e financeira do programa.

Experiência profissional / Qualificações e competências:

  • Titular de um diploma universitário em políticas públicas, administração, direito, governança dos sistemas educativos ou economia;
  • Experiência profissional comprovada de no mínimo 5 anos no domínio da gestão de projetos ou de organização de eventos.
  • Bom conhecimento do setor de desenvolvimento e de programas de cooperação financiados pela União Europeia ou por outros doadores internacionais. Conhecimento do funcionamento de instituições públicas angolanas;
  • Experiência comprovada na área de organização de eventos com instituições públicas e representação diplomática;
  • Bons conhecimentos do contexto angolano e, especificamente, do Huambo.

Habilidades:

  • Trabalho em equipa e habilidades interpessoais;
  • Capacidades para coordenar a intervenção de diferentes atores numa abordagem transversal;
  • Síntese e redação;
  • Protocolo e senso de diplomacia;
  • Sentido de organização, rigor e previsão;
  • Perfeito conhecimento das ferramentas informáticas (Word, Excel, Power Point);
  • Domínio do funcionamento das redes sociais;
  • Fluência em português (escrito/oral);
  • Uso do francês será apreciável.

Qualidades:

  • Qualidades de escuta e diálogo;
  • Reatividade e proatividade;
  • Rigor no trabalho, ética e honestidade;
  • Capacidade de animação;
  • Sentido de diplomacia.

Informações adicionais:

  • Localização da missão: Luanda (trabalho a distância possível, mas uma presença de vários dias de trabalho no MESCTI (Talatona) será necessário) e deslocações no Huambo;
  • Duração da missão: 20 dias durante 2 meses - com regularidade de 2 dias mínimo por semana em presença física;
  • Local de trabalho: Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação, Talatona, Luanda;
  • Data de início prevista: 10 de abril de 2023;
  • Remuneração: até 250 euros/dia, taxas excluídas ou equivalentes em kwanza à taxa de câmbio inforeuro https://commission.europa.eu/funding-tenders/procedures-guidelines-tenders/information-contractors-and-beneficiaries/exchange-rate -inforeuro_pt  (contrato de prestação de serviço, impostos a carga da/o candidato/o);
  • A/o candidato/o deve ter o seu próprio equipamento informático, mas poderá ter o apoio do escritório do Programa UNI.AO para impressão de documentos ligados à atividade, bem como usufruir do apoio da viatura do projeto para algumas deslocações proporcionadas à realização do evento (a ser validadas pela Coordenadora do Programa);
  • Custos de comunicação serão a carga do programa UNI.AO por um valor total de 40.000 kwz a ser entregue ao/a consultor/a no começo da prestação;
  • As deslocações e ajudas de custo para Huambo serão cobertas pelo programa.

Os candidatos que apresentam candidaturas devem ter feito a inscrição no registo nacional das empresas ou ter portagem por um credor (com capacidades de faturação).

 

Documentos a fornecer:

  • Curriculum vitae (em português);
  • Carta de motivação;
  • Proposta financeira com o detalhe do valor diário, os impostos e com a informação de sujeição ou isento do IVA;
  • Comprovativo da capacidade de facturação;
  • Comprovativo da inscrição no registo nacional das empresas.

As candidaturas devem ser enviadas no email do Programa: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para mais informações, siga o nosso Facebook https://www.facebook.com/programauniao

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RECRUTAMENTO: Programa UNI.AO abre candidaturas para a contratação de uma Consultora, Especialista em questões de Género e Inclusão no Ensino Superior

Pode ser uma imagem de texto Envie que diz "RECRU UNIAO 1 EnsinoSuperi rograma deApola m MENTO RECRUTAMENTO Procura-se uma IConsultora Especialista em questões de Género e Inclusão no Ensino Superior em Angola Prazo para entrega de candidaturas até 06 de Dezembro 2022 sua candidatura para uni .ao.angola@gmail.com UNI-AO"

O programa UNI.AO está a recrutar uma(o) consultora(o), especialista em questões de Género e Inclusão no Ensino Superior, para um tempo de duração máxima de 13 meses (indicativamente de Janeiro2023 – Fevereiro de 2024). O prazo para entrega de candidaturas vai até o dia 06 de Dezembro 2022.
 
O “Estudo diagnóstico sobre a inclusão e acesso à formação pós-graduada mais sensível ao género e aos grupos independentes”, realizado no quadro do programa UNI.AO em 2021, revelou que, de momento, ao nível da pós-graduação, 75% do corpo docente e discente está representado pelo sexo masculino, constatando-se um desequilíbrio em termos de representação equitativa do gênero. O Estudo comprovado que as outras poderiam ser como as pessoas com deficiências físicas, as pessoas com menos recursos econômicos e as pessoas oriundas do meio rural já se encontram na maioria excluídas do subsistema de ensino superior a nível da faculdade, o que limita bastante a possibilidade de ação em favor dos sensíveis ao nível da pós-graduação. Neste sentido, e para apoiar o acesso mais equitativo à pós-graduação,
 
Um dos resultados do estudo foi a identificação, além das condições económicas, de outras barreiras de tipo logístico, social e cultural que impedem um acesso equilibrado à formação, em termos de género. Permitiu também identificar as lacunas existentes ao nível de visão, gestão institucional, financiamento e regulamentação do ensino superior para promover uma formação pós-graduada mais sensível à inclusão das mulheres.
 
O novo Plano de Acção da União Europeia em matéria de Igualdade de Género e de Empoderamento das mulheres no contexto da acção externa 2021-2025 (GAPIII) visa acelerar os progressos em matéria de empoderamento das mulheres e das raparigas e salvaguardar os progressos alcançados em matéria de igualdade de género. A exigência de inclusão das questões ligadas à igualdade de género é, portanto, uma das prioridades da Comissão Europeia junto com o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis relativos à redução das desigualdades, educação e o trabalho decente (4, 5, 8 e 10).
 
Portanto, é neste contexto que o programa UNI.AO pretende contratar um(a) consultor(a) especialista nas questões de género e inclusão no Ensino Superior para prestar assistência técnica de maneira transversal, no marco do Programa. Sob a supervisão do chefe da equipa técnica do programa, ele/a trabalhará em estreita colaboração com a equipa técnica do Programa, baseada em Luanda e na França.
 
Actividades e Produtos esperados
 
Os produtos devem ser entregues seguindo as três fases abaixo apresentadas:
  • Fase I (5 dias de trabalho): Janeiro 2023
    • Redação, em estreita colaboração com a equipa do programa, de uma nota de enquadramento da missão no seu conjunto que apresenta a metodologia adoptada e as diferentes etapas do trabalho.
    • A partir do estudo sobre inclusão elaborado no âmbito do programa em 2021, revisão-edição do resumo executivo.
  • Fase II (7 dias de trabalho): Janeiro/Fevereiro 2023
    • A partir das conclusões e recomendações contidas no diagnóstico elaborado em 2021, elaboração de um plano de acção contendo propostas de medidas de mitigação dos factores que estão a prejudicar a inclusão e igualdade de género no acesso à formação pós-graduada e à progressão na carreira. Apresentação e discussão da versão preliminar do plano de acção com os diferentes parceiros envolvidos no quadro de um workshop adhoc. Este plano de acção deverá ser apresentado e discutido com a DUE e validado pelo MESCTI e pelo programa.
  • Fase III (10 dias): Março 2023- Fevereiro 2024
    • Apoiar de forma ponctual em função das necessidades da equipa do programa UNI.AO a implementação da estratégia de inclusão e retenção das mulheres no ensino superior de nível pós-graduado.
    • Apoiar de forma ponctual a integração das questões de gênero na Estratégia para a Pós-graduação e no Livro Branco do Ensino Superior (LIBES) elaborado pelo Banco Mundial e pelo MESCTI.
Para essas duas últimas actividades são esperados relatórios de actividade que descrevem o apoio técnico dado ao programa e ao MESCTI.
 
Experiência e competências requeridas do/a consultor/a:
  • Formação académica e experiência profissional numa das seguintes áreas: psicologia, antropologia, ciências políticas, sociologia, direito ou serviços sociais;
  • Excelente conhecimento da situação actual das mulheres em Angola;
  • Elevado conhecimento da situação política e social do país;
  • Conhecimento do sector do ensino superior e pós-graduação;
  • Experiência em países semelhantes em que haja uma exclusão acentuada de mulheres;
  • Experiência prévia em concepção e realização de plano de acção sobre temas semelhantes;
  • Excelentes capacidades de análises, síntese e redação.
  • Experiência, comprovada, de no mínimo 10 anos na área de consultoria com foco em desenvolvimento, acção social e género.
  • Bom conhecimento do sector de desenvolvimento e de programas de cooperação financiados pela União Europeia ou por outros doadores internacionais. Conhecimento do funcionamento de instituições públicas angolanas.
Local e duração de execução:
 
  • Localização da missão: Luanda (trabalho a distância possível mais uma presença de vários dias de trabalho no MESCTI será exigida);
  • Lugar de trabalho: Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação, Talatona, Luanda;
  • Duração da missão: 22 dias de trabalho durante 13 meses (de Janeiro de 2023 a Fevereiro de 2024);
  • Data de início prevista: 4 de Janeiro de 2023;
Informações adicionais
 
O orçamento máximo disponível é de 11 000 euros, taxas excluídas.
O contrato será com notas de encomenda correspondente às diferentes fases e produtos esperados sobre a base do calendário proposto pela consultora.
A/o candidata/o deve ter o seu próprio equipamento informático, mas poderá ter o apoio do escritório do Programa UNI.AO para a impressão de documentos ligados à actividade, bem como usufruir do apoio da viatura do projecto para algumas deslocações ligadas a realização dos eventos (a coordenar com a Coordenadora do Programa). O Prazo para entrega de candidaturas: 06/12/2022.
 
Documentos a fornecer
  • Copia do passaporte;
  • Curriculum vitae (em português) com 2 referências;
  • Proposta técnica e financeira sobre uma base de internação, concomitante do calendário das atividades;
  • Prova de inscrição no registo nacional das empresas ou ter portagem por um credor (com capacidades de faturação).
Se tem o perfil adequado candidato-se, aguardamos por si!
 
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Programa UNI.AO: Concurso para a Submissão de propostas para Criação de uma Plataforma de Gestão de Subvenções atribuídas às IES

O Programa de Apoio ao Ensino Superior – UNI.AO, tem como um dos seus objectivos específicos maior especialização e fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (IES). Entre as suas linhas de actuação, o programa UNI.AO pretende apoiar as IES angolanas, de modo a reforçar as suas capacidades institucionais para diversificar e desenvolver a formação pós-graduação e alocar fundos para a implementação e/ou execução dos seus projectos e assim, potenciar o país de quadros altamente qualificados capazes de sustentar a estratégia do executivo de diversificação e desenvolvimento económico.  

É neste contexto que o programa UNI.AO lançou em junho de 2021 um primeiro edital para apresentação de propostas de criação de novos cursos de pós-graduação (mestrado, doutoramento e cursos de especialização) e apoio aos cursos de pós-graduação já existentes. Estando na fase final de selecção das candidaturas e prevendo um segundo edital para o ano 2022, o programa UNI.AO quer estabelecer um dispositivo de gestão e monitorização das subvenções a serem atribuídas, para garantir a boa execução e prestação de conta por parte dos beneficiários.

Globalmente para os dois editais previstos no âmbito do programa UNI.AO (o primeiro em curso de seleção final dos beneficiários, o segundo a ser lançado logo a seguir em 2022), estima-se, no cômputo geral, a atribuição de 30-35 subvenções para criação e apoio a cursos de pós-graduação às IES angolanas, públicas e privadas. O montante da subvenção varia entre 40.000€ e 150.000€, a ser disponibilizadas por parcelas.

Cada projecto deve responder a uma série de regras e requisitos para poder provar a elegibilidade das despesas incorridas e consequentemente, obter a parcela sucessiva de subvenção. No seio da Expertise France e do programa UNI.AO, existem ferramentas de gestão de projectos e de monitorização das despesas no formato de folhas Excel. Contudo, de momento, não existe um instrumento que permita aos beneficiários efectuarem de modo seguro, rápido e fiável o envio das informações relacionadas aos projectos subvencionados.

É necessário conceber uma plataforma de carregamento dos diversos tipos de relatórios das actividades, que seja de fácil utilização e que permita gerir de forma mais eficiente, segura, rápida e fiável, o fluxo de informação resultante da implementação dos projectos. 

O Programa UNI.AO poderá, através da Plataforma, proporcionar um acompanhamento técnico e financeiro em tempo real, para além de avaliar os resultados dos projectos subvencionados. A Plataforma deverá atribuir direitos de acesso aos utilizadores (requerentes dos projectos subvencionados) para carregar os relatórios das actividades e os documentos contáveis a ser verificados pela equipa do Programa, assim como elaborar os relatórios financeiros e técnicos dos projectos em questão.  

Esta Plataforma deverá ser lançada em correspondência com o arranque dos projectos seleccionados no primeiro edital (previsto para maio de 2022) e deverá estar disponível e operacional até ao final do Programa UNI.AO (dezembro de 2024).

É neste contexto que o programa UNI.AO procura seleccionar uma entidade para desenvolver e implementar uma plataforma digital de gestão das subvenções atribuídas às IES, de modo a que as IES possam aceder remotamente, através da web, ao conjunto de funcionalidades e serviços disponibilizados pela plataforma, a partir de qualquer localização e de qualquer dispositivo ou suporte.

Os termos de referência, em anexo, tem como objectivo a contratação de uma consultoria especializada para desenvolver e implementar uma Plataforma Eletrónica que seja capaz de prestar apoio ao Processo de Gestão das Subvenções atribuídas às IES, compreendendo formação e suporte técnico no uso e gestão da plataforma, manutenção preventiva e correctiva durante a fase subsequente à implementação, de acordo com o prazo de garantia contratual.

 

Cronograma indicativo do concurso

Dados

Envio do convite para apresentação de propostas aos operadores na área de TIC

12/04/2022

Recepção das propostas

Até às 16 horas do dia 02/05/2022

Análise dos documentos e avaliação das propostas

10/05

Solicitação de esclarecimentos sobre as propostas

13/05

Contratualização

25/05/2022

 

Para mais informações sobre os requisitos de candidatura, por favor, faça o download dos termos de referência: TDR -  Plataforma Digital para a Gestão de Subvenções

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