Menu
RSS

Notícias

Lançamento do Mestrado em Engenharia Informática da UKB

O Instituto Politécnico da Universidade Katyavala Bwila (UKB) realizou, no dia 19 de Janeiro de 2024, em Benguela, o acto solene de lançamento da primeira edição do curso de Mestrado em Engenharia Informática, subvencionado pela União Europeia, no âmbito do Programa UNI.AO. O acto de lançamento foi prestigiado com a presença do Director Nacional do Ensino Superior, Prof. Doutor José Luís Alexandre, do Magnífico Reitor da UKB, Prof. Doutor Albano Ferreira, da Representante do Governo provincial de Benguela, Directora para Mobilidade e Tráfego Urbano, Cátia Cachuco, do Representante do Programa UNI.AO, Dr. Osvaldo Varela, da Administradora do Município da Catumbela, Kátia Teixeira, do Coordenador do referido curso, Prof. Lázaro Makili, dos Representantes das Universidades Parceiras, distintos Docentes e Discentes, entre outros convidados. Na sua intervenção, o Representante do programa UNI.AO, Dr. Osvaldo Varela, disse que a província de Benguela possui um enorme potencial industrial e de serviços, a sua exploração sustentável requer profissionais competentes e altamente qualificados nos vários domínios da actividade económica e, em particular, no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), identificados como prioritárias para o desenvolvimento de Angola e para a estratégia do governo angolano de acelerar a transformação digital. “A estratégia de diversificação económica…
Ler mais ...

Mais dois cursos subvencionados pelo UNI.AO abertos no Huambo

O acto de abertura dos cursos de Doutoramento em Tecnologia Agroalimentar e Mestrado em Ciências Florestais e do Ambiente, decorreu no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES). Estiveram presentes no acto o Director Nacional do Ensino Superior, Prof. Doutor José Luís Alexandre, a Magnífica Reitora da UJES, Profª. Doutora Virgínia Quartin, Embaixadora da União Europeia em Angola, Sra. Rosário Bento Pais, Coordenadora do Programa UNI.AO, Sra. Miriam Bacchin, a Decana da Faculdade de Ciências Agrárias, o Prof. Doutor Ambrósio Fortunato de Almeida, os representantes das Universidades parceiras, Coordenadores dos cursos, docentes e discentes dos referidos cursos e outras personalidades. Estes dois cursos juntam-se aos outros quatro que já arrancaram, fazendo um total de 6 projectos da UJES, financiados pela União Europeia no âmbito do Programa UNI.AO, o que representa um terço dos cursos seleccionados através do primeiro Edital para atribuição de subvenções . Bem-haja aos estudantes!
Ler mais ...

Mais três cursos de pós-graduação arrancam na província do Huambo

A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) realizou, no dia 16 de Novembro de 2023, uma cerimónia de abertura dos cursos de Mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal e Especialização em Novas Tecnologias Aplicadas à Saúde, do Instituto Superior Politécnico (ISP) e o curso de Especialização em Nutrição de Pequenos Ruminantes da Faculdade Medicina Veterinária (FMV), subvencionados pela União Europeia no âmbito do Programa UNI.AO. O evento contou com a presença do vice-Governador da Província do Huambo para o sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, da Magnífica Reitora da UJES, Prof.ª Doutora Virgínia Quartin, do representante do Programa UNI.AO, Dr. , do Diretor Geral do ISP do Huambo, Dr. Herculano Salvador, do Decano da FMV, Dr. O Vice-Governador, Angelino Elavoco, disse que o Governo do Huambo, se regozija por essa iniciativa, uma vez que, se enquadra na materialização da política nacional de formação de quadros e, de elevação de competência, para contribuir positivamente nos diferentes processos que a situação económica e social que o país enfrenta. Desejo aos estudantes que se apropriem do conhecimento destas pós-graduações, “auguremos bons resultados, sucessos na formação, e que uma vez termine o curso, possam os mesmos se refletir na melhoria da qualidade dos…
Ler mais ...

HUAMBO ACOLHEU O PRIMEIRO FÓRUM DE DIÁLOGO CIÊNCIA E SOCIEDADE NO SECTOR AGROPECUÁRIO

O Programa UNI.AO realizou, em colaboração com a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), nos dias 08 e 09 de Junho de 2023, no Huambo, na Faculdade de Ciências Agrárias da mesma Universidade, o Primeiro Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade no Setor Agropecuário. Este evento teve como objetivos refletir sobre as principais formas e canais de interação entre o mundo acadêmico e a sociedade, bem como sobre os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar a criação e implementação de uma plataforma formal de articulação entre as IES, como empresas privadas, a sociedade civil e os organismos públicos. Durante os dois dias discutidos-se discutiu a teia complexa de relações que se estabelecem entre a ciência (o campo científico) e a sociedade, com foco no setor agropecuário. Trata-se de um debate de suma importância, sobretudo num momento em que Angola pretende implementar o Plano de Desenvolvimento do Sector do Ensino Superior e do Sector da Ciência, Tecnologia e Inovação, para o Período 2023 – 2027. A Programação do fórum contempla, dentre outras atividades, a realização de quatro (4) Mesas Redondas, onde em cada uma foram envolvidas os seguintes temas: De que forma a produção científica pode contribuir para um setor…
Ler mais ...

Programa UNI.AO e Universidade José Eduardo dos Santos realizam o Primeiro Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade no Sector Agropecuário

O Programa de apoio ao Ensino Superior (UNI.AO), em colaboração com a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), realiza nos dias 08 e 09 de Junho de 2023, na Chianga (Huambo), na Faculdade de Ciências Agrárias da mesma Universidade, o Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade no Sector Agropecuário. O Fórum visa reflectir sobre as principais formas e canais de interacção entre o mundo académico e a sociedade, os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar na criação e implementação de uma plataforma formal de coordenação entre as IES, as empresas privadas, a sociedade civil e os organismos públicos locais. Espera-se organizar actividades que promovam a aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, particularmente as empresas do sector produtivo e as organizações da sociedade civil. O Programa UNI.AO realizou em 2021 um estudo-diagnóstico sobre os sectores psicológicos prioritários para a criação de cursos de pós-graduação. Este diagnóstico comprovado das dificuldades do sector privado em encontrar quadros especializados no mercado angolano com o perfil e as competências competentes. Da mesma maneira, sublinhou a necessidade de haver maior interacção a nível local entre as Instituições de Ensino Superior, o sector privado e a sociedade civil no desenvolvimento de currículos actualizados e…
Ler mais ...

Março Mulher, conheça Nara Katchilingui, mestranda em Direito Civil

Nara Paulina da Silva Katchilingui é mestranda em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Katyavala Bwila (UKB), curso financiado pelo Programa UNI.AO, licenciada em Direito, Magistrada do Ministério Público há 10 anos, com a categoria de Procuradora da República colocada e chefe da sala de Trabalho do Tribunal da Comarca do Lobito. O seu percurso académico e profissional é marcado por várias formações e funções, entre as quais: monitora da cadeira de Direito Internacional Privado na Universidade Lusíada de Benguela; desempenhou as funções de 2ª ajudante de conservador na Conservatória dos Registos comercial, predial e automóvel; foi Escrivã de Direito de 3ª classe na Procuradoria-geral da República. Frequenta o curso de mestrado em Direito Civil, onde são apenas duas mulheres na turma. “Presumo que assim seja por falta de maior divulgação do curso por um lado, por outro lado, é possível haver interesse em outras áreas de direito para formação de mestrado” – disse. Várias são as razões que a levaram a fazer o curso. A principal prende-se com a necessidade de aquisição e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos para desta forma exercer com eficácia e excelência a Magistratura. O curso de mestrado permite-lhe actualizar-se sobre o estado actual…
Ler mais ...

Aberta a 2ª Edição do Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, na cidade do Lubango (Huíla)

No dia 14 de Novembro do ano em curso, aconteceu a cerimónia de abertura da 4ª turma do curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, no auditório da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, na província da Huíla. A cerimónia contou com a presença do Director Nacional do Ensino Superior, Sua Excia. Dr. Emanuel Catumbela, da representante da Delegação da União Europeia, Sra. Alba VALLE, dos representantes do Programa UNI.AO/Expertise France, Dra. Jeanne VIVET e Dr. Osvaldo Varela, do Magnífico Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo Dr. Sebastião António, do Coordenador do curso Dr. João Saveia, dos formandos que constituem esta turma, entre outras individualidades. Lubango, 15 de Novembro de 2022.
Ler mais ...

Angola vai ganhar mais Especialistas em Gestão do Ensino Superior

Aconteceu, no dia 24 de Outubro do corrente ano, a abertura oficial da 2ª Edição do Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, no edifício de Extensão Universitária da Universidade Católica de Angola, situado no Largo das Escolas, em Luanda. A cerimónia contou com a presença da Magnífica Reitora da Universidade Católica de Angola (UCAN), Professora Doutora Maria de Assunção, da representante da Direcção Nacional do Ensino Superior, Dra. Guilhermina Angola, da Chefe de Cooperação Adjunta da Delegação da União Europeia, Sra. Isabel Emerson e do Doutor Osvaldo Varela, em representação do Programa UNI.AO/Expertise France. Durante a sua intervenção, a Magnífica Reitora da UCAN começou por dar as boas-vindas aos presentes que prestigiaram a cerimónia. Continuou dizendo que a gestão das IES, mais do que nunca, é desafiada a ser um exercício verdadeiramente artístico e científico e isso impõe a qualquer gestor a necessidade de uma actualização permanente de conhecimentos, trocar experiências ao ritmo da velocidade das múltiplas transformações que têm revolucionado a noção e compreensão, bem como a função e a utilidade social das IES, enquanto lugares, por excelência, de ensino e formação, produção e transferência de conhecimento. Finalizou realçando a importância do curso, que configura uma iniciativa…
Ler mais ...

Programa UNI.AO - Aberto 2º Edital de Apresentação de Projectos para atribuição de Subvenções para a criação de Cursos de Especialização

No âmbito do Programa de Apoio ao Ensino Superior de Angola UNI.AO, implementado pela Expertise France, em parceria com o MESCTI, e financiado pela União Europeia, está aberto o 2º Edital para apresentação de propostas de projectos de criação e implementação de novos cursos de especialização e de reforço dos cursos de especialização já existentes. O convite é destinado às Instituições de Ensino Superior (IES) Angolanas públicas e privadas. As IES podem candidatar-se a título individual ou, preferencialmente, em parceria ou consórcio com IES nacionais ou estrangeiras, sendo o proponente principal uma IES angolana. O valor de cada proposta de curso a ser subvencionado pode variar entre 40.000 e 150.000 Euros. Os cursos a serem subvencionados terão como objectivos contribuir para a formação de quadros especializados, altamente qualificados e apoiar o esforço do executivo angolano na sua estratégia para o desenvolvimento e diversificação da economia. São consideradas prioritárias as propostas de criação de um novo curso de especialização e de apoio a um curso já existente, focadas nas disciplinas STEM (Ciência, tecnologia, engenharia e matemática) bem como nos seguintes sectores: Indústria agrícola, pecuária, silvicultura e pescas; Energia e electricidade; Tecnologias da informação e da comunicação (TIC); Logística, transportes e construção;…
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais