Um PhD para Melhorar a Sociedade, não para Perseguir Elogios Académicos
- Publicado em Artigos de Opinião
- Escrito por Portal Ciencia.ao
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Quando se olha para as estatísticas, é difícil não concluir que o actual sistema de doutoramento está fundamentalmente fragmentado. Questões de saúde mental são comuns: aproximadamente um terço dos estudantes de doutoramento correm o risco de ter ou desenvolver um distúrbio psiquiátrico como a depressão. O alto nível de abandono é igualmente preocupante – e possivelmente outro sintoma do mesmo problema. Estudos sugerem que, em média, 50% dos estudantes de doutoramento deixam a pós-graduação sem a terminar – com números mais altos em algumas instituições.
Além disso, os aspirantes a cientistas que conseguem terminar, geralmente levam muito mais tempo do que o planeado inicialmente. Por exemplo, um doutoramento na Alemanha deve ser feito em três anos, de acordo com os regulamentos da universidade, mas a maioria dos estudantes precisa de cinco anos para o concluir. Enquanto isso, nos EUA, o tempo médio de conclusão de um doutoramento em ciências da educação ultrapassa os 13 anos. O resultado é que, na maioria dos países, os estudantes de doutoramento, geralmente, não se formam até os 30 anos.
Embora 80% dos estudantes de ciências iniciem o seu doutoramento com a intenção de seguir uma carreira em ciências, o seu entusiasmo geralmente diminui a tal ponto que apenas 55% planeia continuar na academia quando se aproximar da graduação. De qualquer forma, é improvável que a maioria consiga continuar. Um estudo descobriu que, para cada 200 pessoas que concluem um doutoramento, apenas sete terão um cargo académico permanente e apenas um se tornará professor.
Muitos académicos entram na ciência para mudar o mundo para melhor. No entanto, muitas vezes, parece que a academia contemporânea é mais para buscar citações. A maioria dos trabalhos académicos é partilhada apenas com uma comunidade científica específica, em vez de formuladores de políticas ou empresas, o que o torna totalmente desconectado da prática.
Veja o meu exemplo. Investigo sobre como mitigar o impacto social das barragens hidroeléctricas. Até agora, o meu artigo principal sobre este tópico foi citado três vezes. Nas directrizes de promoções da minha universidade,li que se eu quiser ser promovido de professor assistente para professor associado, preciso acumular citações significativas. Como resultado, publiquei agora um artigo no qual revisei 114 definições de um termo académico actual, economia circular, para propor a 115ª definição desse termo.
Em termos académicos, este artigo é um sucesso: foi citado 39 vezes desde a sua publicação. O artigo está entre os principais nos resultados de pesquisa já rastreados pelo Altmetric, uma ferramenta que mede a influência de um artigo entre os académicos nos media. Pessoas com as quais nunca tive uma conversa, procuram-me em conferências para me felicitar. Mas não estou a comemorar: este artigo simboliza tudo o que está fragmentado na academia. Os académicos adoram definições, não soluções.
Eu gostaria que a academia incentivasse os estudiosos a melhorar a sociedade, não a perseguir citações. Quero que reimaginemos um doutoramento que seja projectado para não ganhar elogios na comunidade académica, mas que tenha como objectivo descobrir algo novo que será útil para os profissionais e tenha um impacto social real.
Nesse novo sistema de doutoramento, desde o primeiro dia da sua caminhada investigativa, os estudantes entrariam em campo conversando com os profissionais, em vez de passar o primeiro ano (ou mais) lendo literatura académica obscura.
Os alunos então co-criariam o conteúdo das suas teses com o seu tutor/orientador, bem como com os profissionais da sua área de investigação.
Em vez de trabalhar em cada frase de uma dissertação de 100 mil palavras trancado entre quatro paredes, os estudantes de doutoramento partilhariam um esboço conciso de 2000 palavras com esses profissionais, com vista a obter um feedback direccionado. Eles terminariam o doutoramento quando fizessem a diferença no mundo real.
É hora de interromper o actual sistema de doutoramento para o tornar melhor para os investigadores em início de carreira. Precisamos de nos afastar de uma cultura auto-referencial na qual os académicos conversam apenas com seus pares. Confúcio disse que um dos princípios fundamentais da academia deveria ser: "A essência do conhecimento é tê-lo e aplicá-lo". Lembrar-se disto pode ajudar a consertar a máquina de doutoramento fragmentada.
Autor: Julian Kirchherr é o autor do livro "The Lean PhD": Melhore radicalmente a eficiência, a qualidade e o impacto da sua pesquisa '. Ele é professor e investigador da Universidade de Utrecht, na Holanda.
Texto original em inglês, aqui.