Menu
RSS
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

PDCT-MESCTI, em Parceria com a Elsevier, Organiza Workshop Sobre Investigação Científica

  • Publicado em PDCT

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), em parceria com a editora científica Elsevier, está a realizar, desde ontem, dia 20 de Fevereiro de 2024, no Hotel Continental Horizonte, em Luanda, um workshop sobre investigação científica. O evento decorrerá ao longo de 4 dias, isto é, até ao dia 23 de Fevereiro do corrente ano. O objectivo deste workshop é capacitar os participantes com as competências necessárias para elaborar e avaliar propostas de investigação científica competitivas, escrever artigos científicos e gerir projetos de investigação científica, seguindo as melhores práticas internacionais.

A formação enquadra-se no âmbito de um contrato assinado em 2021 com a Elsevier, com o propósito de facilitar o acesso a revistas científicas, promovendo assim o desenvolvimento da investigação científica em Angola. Durante a sessão de abertura do workshop, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, fez um balanço positivo deste contrato de 3 anos, que está prestes a terminar (Outubro de 2024). Destacou ainda que em 2021, a base de dados Scopus contava apenas com resultados de 5 instituições angolanas, enquanto que em 2024, o número subiu para 31, embora nem todas sejam instituições de ensino superior e investigação científica. A Ministra apelou aos participantes para que assumam a responsabilidade de replicar estas acções nas suas instituições.

A formação incide sobre a elaboração de propostas de investigação científica competitivas, avaliação de propostas de investigação científica, publicação científica e gestão de projectos de investigação científica financiados. Os formadores deste workshop são dois especialistas propostos pela Elsevier, um da Universidade Nova de Lisboa e outro do Instituto Politécnico de Bragança, ambos de Portugal. O público-alvo são docentes universitários e investigadores científicos.

O PDCT é um projeto financiado em 90% por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e em 10% pelo Governo de Angola, que visa contribuir para a diversificação da economia angolana através da inovação científica e tecnológica, sendo executado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI). A Elsevier é uma editora holandesa especializada em conteúdo científico, técnico e médico, sendo uma das principais organizações do mundo na área da publicação científica.

Na abertura deste workshop estiveram presentes a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, o Coordenador do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, Ricardo Queirós, o representante da Elsevier para a África Subsariana, Sherif Gazy, e cerca de 90 formandos (presencial) de diversas instituições de ensino superior e de investigação científica do país. Por outro lado, o evento conta ainda com a participação online de mais de 200 académicos de todo o país. 

 

 

 

 

PDCT participou no Workshop sobre Políticas e Prácticas de Financiamento para uma Ciência e Tecnologia Global, Ética, Inovadora e Relevante

  • Publicado em PDCT

No âmbito do Workshop realizado no dia 16 de Janeiro em Luanda, no Hotel Monalisa, promovido pelo consórcio entre a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), o Fundo Nacional de Investigação de Moçambique (FNI) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT), com o objectivo de debater e recolher subsídios para melhoria das políticas, estratégias e prácticas em matéria de Ciência e Tecnologia, focalizando nos instrumentos de financiamento, o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) foi convidado e representado pelo seu Coordenador, Ricardo Queirós, que participou da Mesa Redonda sobre “Política do Género na Práctica”, na qual também participaram Justine Furtado, Perita Técnica do Programa UNI.AO, Carlos Tuti, Técnico da FUNDECIT, com a moderação de Sandra Afonso, Directora Geral do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC).

O Coordenador do PDCT fez a apresentação do PDCT, frisando o objectivo geral, suas principais actividades, destacando a Construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda e a participação das mulheres em cada actividade, nomeadamente: i) atribuição de bolsas de estudo a nível nacional para meninas no Ensino Secundário (mais de 800 bolsas desde 2019 até ao momento); ii) financiamento de projectos de Investigação Científica (73 projectos aprovados, com uma coordenação a 32% a nível do sexo feminino, sendo 50% a meta para esta actividade.); A nível de bolsas pós-graduação, indicou que foram assinados dois acordos de cooperação, uma com a Universidade de Lisboa (ULisboa) e outro com a Universidade de São Paulo (USP).  Na ULisboa, das 30 candidaturas aprovadas, 17% são do sexo feminino e na USP são 31% das 32 candidaturas validadas pela a USP até ao momento. O Coordenador ressaltou que o número de candidatas é baixo, variando entre 17 a 26% do total. Informou que o PDCT tem-se comprometido em melhorar a divulgação de cada Edital lançado, apela as instituições que incentivem cada vez mais as mulheres a concorrerem e que no caso de empate nas avaliações, dá prioridade ao sexo feminino. Ainda sobre as mulheres e meninas na Ciência e Tecnologia (CT), foram partilhados os resultados e recomendações do Estudo sobre a Disparidade de Género na CT em Angola, promovido pelo PDCT.

Participaram do evento, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, a Secretária de Estado para Ciência e Tecnologia, Alice Ceita e Almeida, o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, a Embaixadora e Chefe da Delegação da União Europeia em Angola,  Rosária Bento Pais, Representantes da FCT e do FNI, o Director da FUNDECIT, Mário Fresta, Reitores, Directores, Investigadores Científicos, Docentes Universitários, Gestores e Técnicos de Investigação.

 

 

PDCT-MESCTI realizou visita de acompanhamento aos seus bolseiros na Universidade de Lisboa

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola cujo impacto esperado é a contribuição para a diversificação da economia angolana, através da inovação científica e tecnológica.

Considerando a insuficiência de recursos humanos qualificados, um dos objectivos do PDCT, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), é a atribuição de 155 bolsas de estudo de pós-graduação. Assim, em Março de 2022 foi assinado um contrato entre o PDCT e a Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal, para a formação avançada de professores universitários e investigadores científicos angolanos, por meio de atribuição de Bolsas de Doutoramento e de Pós-Doutoramento. Adicionalmente, foram assinados contratos entre o PDCT e cada um dos bolseiros, seleccionados pela Comissão de Avaliação. As referidas bolsas de Doutoramento e de Pós-Doutoramento têm uma duração máxima de 4 e 1 anos, respectivamente.

Assim, com o objectivo de i) auscultar a Reitoria da ULisboa e os bolseiros do PDCT para perceber as circunstâncias, os êxitos, os desafios e as suas preocupações, ii) alinhar procedimentos no âmbito dos contratos assinados e iii) estabelecer acções para resolver os desafios encontrados, uma delegação do PDCT-MESCTI deslocou-se à ULisboa entre 18 e 20 de Outubro de 2023. Os encontros de trabalho ocorreram na Reitoria da ULisboa e no Instituto Superior Técnico (IST), destacando-se os seguintes assuntos analisados: co-orientadores angolanos, instalação dos bolseiros em Lisboa, propinas, vistos, publicação científica, pagamentos e acompanhamento das instituições de origem. Os bolseiros, que na altura não se encontravam em Lisboa, tiveram a possibilidade de participar online.

A delegação angolana foi composta pelo Coordenador do PDCT – Ricardo Queirós, Director Nacional do Ensino Superior – José Alexandre, Director dos Recursos Humanos – Samo Ginga, Directora de Gabinete da MESCTI – Elisamã Cardoso, Consultor de Gestão Financeira do PDCT – Nataniel Santos, Chefe da Área Técnica do Gabinete da MESCTI – Sebastião Santos. A ULisboa foi representada pela Vice-Reitora – Cecília Rodrigues, Coordenadora do Núcleo de Formação ao Longo da Vida na Universidade de Lisboa – Joana Soares. No IST, a delegação foi recebida pela Coordenadora da Área de Assuntos Internacionais – Denise Matos, Presidente do Departamento de Engenharia em Recursos Minerais e Energéticos – Maria João Pereira e por uma orientadora – Maria Teresa Melo – de um dos bolseiros do PDCT que também esteve presente (Efraim Soma).

 

 

PDCT: Anúncio de Assinatura de Adenda N°3 do Contrato: Equipamento de Laboratório de Escolas Secundárias, incluindo a sua Instalação e Formação de Utilizadores

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°3 DO CONTRATO N° PDCT-G005/ICB/2020

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação.

Um dos objectivos do PDCT é equipar 54 laboratórios de física, química e biologia em 18 escolas secundárias, 1 por província. Adicionalmente, o objectivo é formar os professores e técnicos na manutenção e utilização dos equipmentos de laboratório fornecidos. Assim, foi contratado um consórcio por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de permitir, caso seja necessário, pagamentos antecipados para serviços de instalação e de formação, foi assinada a Adenda N°3. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio de Assinatura de Adenda.
 

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais