Menu
RSS

agosto 2023

MESCTI realiza a 3ª Edição da FIEBaT - Inscrições abertas até o dia 30 de Outubro de 2023 - Actualizado

  • Publicado em Eventos

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) tem a honra de informar que no âmbito da 8ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, a ter lugar no Arquivo Nacional de Angola, de 30 de Novembro a 01 de Dezembro de 2023, em Luanda, decorrerá paralelamente a 3ª Edição da Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica (FIEBaT).

A Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica é um evento que tem como objectivo divulgar e premiar os produtos ou processos inovadores gerados nas Instituições de Ensino Superior ou associado, que tenham potencial económico e social no desenvolvimento da sociedade. A FIEBaT visa também distinguir de dois em dois anos estudantes universitários, startups, incubadora de empresas de base tecnológica, investigadores, FabLab, criadores/inovadores e outros actores do SNCTI que se tenham destacado pela sua actividade de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Face ao exposto e reconhecendo a importância do evento no reforço do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), informamos que as inscrições para a FIEBaT estão abertas até o dia 30 de Outubro do corrente ano, e deverão ser remetidas as candidaturas por via do E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar./. Para mais informações, poderão contactar os seguintes terminais telefónicos: 923845493/936143933, ou por via do portal www.ciencia.ao.

 

Em anexo:

Ler mais ...

Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) realiza a 1ª Conferência Científica Internacional de 13 a 16 de Dezembro de 2023 - Chamada para Submissão de Artigos até 27 de Agosto

  • Publicado em Eventos

A Conferência Científica Internacional da Universidade Rainha Njinga a Mbande (ISC.URNM) é uma conferência multidisciplinar internacional organizada pela mesma Universidade (URNM), com foco para investigação e desenvolvimento (I&D) de ponta, bem como, políticas e exposições sobre os desafios do desenvolvimento nacional angolano. A ISC.URNM pretende reunir académicos, industriais e formuladores de políticas em um fórum selectivo de três dias e três sessões.

A conferência será realizada no formato híbrido, isto é, de forma presencial e virtual.

Neste contexto, a organização da Conferência convida os autores interessados a submissão de artigos ou pósteres, descrevendo ideias originais, resultados inovadores e experiências do mundo real para cada área de conhecimento. Dos vários tópicos de interesse, estão incluídos os seguintes:

Tópico 1: Saúde preventiva, bem-estar e segurança alimentar, tecnologia de alimentos:

  • Agricultura
  • Saúde e fitness
  • Ambiente de vida assistida
  • Nutrição
  • Autossuficiência Alimentar

 

Tópico 2: Lazer, valorização do patrimônio e meio ambiente, lazer:

  • Lazer
  • Proteção do meio ambiente e ecologia
  • Ação Climática
  • Valorização e Preservação do Património Cultural

 

Tópico 3: Educação, coesão social e direitos humanos:

  • Metodologia de aprendizagem
  • Educação de qualidade
  • Solidariedade e trabalho social
  • empoderamento social
  • Igualdade de gênero
  • Paz e justiça social

 

Datas importantes

  • Submissão de Resumos: Até 12 de Agosto de 2023, 23h59 - Hora de Luanda;
  • Notificação de Aceitação de Resumos/Convite para Artigos: 20 de agosto de 2023;
  • Submissão de Artigos: Até 27 de Agosto de 2023, 23h59;
  • Notificação de Aceitação de Artigos: 24 de Setembro de 2023;
  • Câmera pronta e registro: 12 de Outubro de 2023, 23h59.

Para mais informações sobre as taxas de participação e registro, aceda ao link: https://isc.uninjingambande.ed.ao/business-event-free/

Ler mais ...

Abertas as Inscrições para a 6ª edição da Convenção BIO Africa 2023. Participe!

  • Publicado em Eventos

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Convenção BIO Africa 2023, que decorrerá de 1 a 6 de Setembro, na Cidade de Durban, África do Sul, sob o lema: Reimaginando a Inovação Biotecnológica para o Desenvolvimento e Segurança de África.

A Convenção BIO Africa é uma plataforma para diálogo e discussão com as partes interessadas no ambiente global de biotecnologia. O evento foi projectado para mostrar as inovações biotecnológicas do continente africano nos sectores da saúde, agricultura e indústria para o mundo global e traz o mundo global para explorar investimentos, colaborações e parcerias com os líderes empresariais, empreendedores, investigadores, autoridades reguladoras e formuladores de políticas da biotecnologia africana.

A Convenção BIO Africa é conduzida em parceria com governos locais e globais, órgãos da indústria, agências de investimento e instituições de investigação.

O Programa desta 6ª edição prevê as seguintes actividades:

  • Convite as Start-Ups para expor seus negócios no Salão de Exposições principal;
  • As 10 melhores Start-Ups terão a oportunidade de lançar seus negócios na BIO Africa Convention;
  • Bootcamps de Bioempreendedorismo, onde os fundadores de Start-Ups serão expostos a instruções acadêmicas e de treinamento de alta qualidade por especialistas em inovação, captação de recursos, desenvolvimento de produtos e investigação clínica para desenvolvimento de produtos. Esta actividade em particular será no local do evento, mas o programa será activado on-line e continuará após a Conferência.
  • O ICGEB fornecerá uma transferência de tecnologia e treinamento IP usando tecnologias fora de patente para produtos simples, mas ainda importados, como dispositivos de diagnóstico de fluxo lateral.
  • Realizar-se-á um Seminário (híbrido) sobre Diversidade em Ensaios Clínicos. Este seminário faz parte de uma série que a BIO AFRICA vem realizando em parceria com a Amgen.
  • Será lançada uma chamada para Start-Ups que inclui um convite para a apresentação de um Pitch, que será avaliado por um Painel de Especialistas. A Fase inicial será feita virtualmente, com uma lista de 10 selecionados para fazer apresentações formais na Conferência. Todas as principais Start Ups serão patrocinadas para viajar para a Conferência, com os organizadores da BIO África cobrindo todos os custos de campo.

Para o evento Start-Up Stadium 2023, as inscrições estarão abertas até ao 18 de Agosto de 2023.

A AfricaBio, em parceria com as suas partes interessadas, também informa que patrocinará um número selecionado de estudantes para participar na Convenção BIO África 2023, que decorrerá de 1 a 6 de Setembro de 2023, no Durban ICC, na África do Sul.

Os alunos selecionados terão a oportunidade de participar da pré-convenção que acontecerá nos dias 2 e 3 de Setembro, bem como da convenção que acontecerá nos dias 4 a 6 de Setembro.

 

Elegibilidade:

Os candidatos devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ser estudante de mestrado, doutoramento ou pós-doutoramento;
  • Estar actualmente matriculado em um programa das áreas STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática) em sua instituição;
  • Ter disponibilidade para a viajar para Durban para a Convenção BIO África.

Os candidatos devem baixar o formulário no site do evento ou enviar por e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Prazo de candidatura: 11 de agosto de 2023

 

Para mais detalhes, visite www.bioafricaconvention.com

Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Assinatura de Adenda N°2 do Contrato: Equipamento de Laboratório de Escolas Secundárias, incluindo a sua Instalação e Formação de Utilizadores

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

ANÚNCIO DE ASSINATURA DA ADENDA N°2 DO CONTRATO N° PDCT-G005/ICB/2020

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação.

Um dos objectivos do PDCT é equipar 54 laboratórios de física, química e biologia em 18 escolas secundárias, 1 por província. Adicionalmente, o objectivo é formar os professores e técnicos na manutenção e utilização dos equipmentos de laboratório fornecidos. Assim, foi contratado um consórcio por Concurso Público Internacional (clique aqui ver o Anúncio de Adjudicação). Considerando a necessidade de formação adicional (i-metodologia de ensino de ciência e tecnologia e ii-orientação académica e profissional), foi assinada a Adenda N°2. Clique aqui para baixar o respectivo Anúncio de Assinatura de Adenda.
 

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais