Menu
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

Bolsas de Mérito: MESCTI Publica Lista de Candidatos Admitidos ao Teste de Conhecimento

 

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação comunica que o programa de envio de 300 licenciados para as melhores universidades do mundo, recebeu 944 candidaturas, sendo 577 submetidas no portal do INAGBE e 367 submetidas por e-mail. Das 944 candidaturas avaliadas, foram consideradas elegíveis 432, que passam para fase de realização da prova de conhecimento, a realizar-se no dia 22 de Agosto, às 09:00 horas, nas universidades públicas indicadas no Edital de candidatura. 

Clique aqui para ter acesso à lista dos candidatos admitidos. A referida lista está também publicada no portal do INAGBE https://inagbeonline.com.

 

ISPTEC Realiza 4.ª Jornadas Científicas e Tecnológicas

  • Publicado em Eventos

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) realiza, de 21 a 23 de Agosto de 2019, nas suas instalações, as 4.ª Jornadas Científicas e Tecnológicas sob o lema: “Desafios para o Desenvolvimento de Angola: Industrialização e Diversificação da Economia”

As Jornadas têm como objectivo principal contribuir para o aumento da cultura científica e tecnológica dos estudantes, pretendendo ser um fórum privilegiado para o debate de novas ideias e propostas de linhas estratégicas de investigação científica que possam ser desenvolvidas num cenário devidamente enquadrado com a realidade económica do País.

As actividades a serem desenvolvidas estão divididas em três (3) painéis, sob responsabilidade dos departamentos de Engenharias e Tecnologias, Geociências e Ciências Sociais e Aplicadas respectivamente.

O 1.º Painel, do Departamento de Engenharias e Tecnologias (DET), que decorrerá no dia 21 de Agosto, das 13h00 às 17h30, tem como tema: ‘‘O Contributo da Engenharia para a Industrialização de Angola’’;
O 2.º Painel, do Departamento de Geociências (DGC), que decorrerá no dia 22 de Agosto, das 08h30 às 12h30, tem como tema: ‘‘Extracção e Produção de Petróleo nas Bacias Angolanas’’;
O 3.º Painel, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), que decorrerá também no dia 22 de Agosto das 13h00 às 17h30, tem como tema: "A Diversificação e a Transformação Produtiva da Economia Angolana’’.

O evento contará com as seguintes modalidades de participação:

  •  Apresentação de comunicação oral;
  • Apresentação de comunicação em poster;
  • Participação em mini-cursos ( entre os dias 14 e 20 de Agosto, a partir das 14h00);
  • Presença nas várias actividades.

As inscrições para a participação nas actividades, em qualquer uma das modalidades mencionadas, podem ser efectuadas através do website http://jornadas.isptec.co.ao ou do endereço de correio electrónico: jornadas.cientíEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Para quaisquer esclarecimentos adicionais, poderão contactar a Professora Francisca Tungumuna, Coordenadora Geral Adjunta do evento, através do número de telefone 940 966 928 ou do endereço de correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Mais informações, baixe aqui o pdf

 

SECTI Aborda Estado da Ciência e da Investigação Científica no País

Numa entrevista concedida ao Jornal O País, o Secretário de Estado para a Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI), Professor Doutor Domingos da Silva Neto, destacou que a investigação científica deve dar lugar à geração de novo conhecimento, para ser utilizado na criação de desenhos técnicos, protótipos ou novos produtos para serem transferidos para o sector produtivo ou para a sociedade.

“Não se deve reduzir um processo de investigação científica a mera pesquisa bibliográfica e à sistemática compilação da literatura, apenas no intuito tanto de partilhar como disseminar, e tão pouco para se fazer disso um processo de investigação para publicar trabalhos e depois fazer carreira como docente universitário ou investigador científico.”, considerou o Secretário de Estado

No quadro das responsabilidades do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, afirmou que este Ministério está a trabalhar com as Instituições de Ensino Superior para que haja uma melhor estruturação das actividades de investigação científica nestas instituições.

Pode aceder à Entrevista clique aqui.

MESCTI dá início ao Programa de Atracção de Investigadores na Diáspora

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação pretende proceder ao levantamento dos docentes universitários e investigadores científicos angolanos na diáspora, considerando informação sobre o número de residentes no exterior com formação em áreas ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Esta iniciativa surge no âmbito do Programa de Atracção de Investigadores na Diáspora, inserido no objectivo específico “Capacitação dos Recursos Humanos” da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto Presidencial Nº 201/11, de 20 de Julho), que visa responder ao Programa de Governação 1.2.7: Melhoria da Qualidade do Ensino Superior e Desenvolvimento da Investigação Científica e Tecnológica;

O levantamento poderá ser feito preenchendo o formulário em anexo para a recolha de informações relevantes sobre os docentes universitários e investigadores científicos.

 

Para fazer o download do formulário, clique aqui.

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais