Menu
RSS
Analdete Chifunga

Analdete Chifunga

Candidaturas Abertas para as Bolsas e Prémio Científico "António Coutinho Science Awards" - 30 de Abril de 2021

Em homenagem ao Professor António Coutinho, antigo Diretor do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e impulsionador da ciência a nível nacional que garantiu a projeção internacional do conhecimento científico, o IGC, em parceria com a Fundação Merck (FM) empresa de ciência e tecnologia, e o Município de Oeiras (MO), criaram um programa anual em seu nome que inclui duas bolsas e um prémio.

Os António Coutinho Science Awards são dirigidos a estudantes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) ou descendestes de nacionais dos PALOP residentes em Portugal, bem como a estudantes e investigadores doutorados residentes nos PALOP. Estão abertas as candidaturas para a 3ª edição, que irá atribuir duas Bolsas de Investigação e um Prémio Científico.

Esta premiação vêm reforçar o estímulo à diversidade na comunidade científica, dinamizando as carreiras de investigação de excelência nas áreas das ciências da vida, ciências da saúde ou ciências exatas.

Dedicadas a estudantes cidadã(o)s dos PALOP, ou afrodescendentes, inscrito(a)s em programas de mestrado tanto em Portugal como nos PALOP, estas bolsas financiam estágios de investigação experimental desenvolvidos em instituições de investigação portuguesas.

Esta iniciativa distinguirá investigadores dos PALOP com a melhor proposta de trabalho de investigação que fomentem colaborações internacionais, a actualização contínua de conhecimento e promovam transferência de tecnologias.

As candidaturas estarão abertas até o dia 30 de Abril de 2021.
 

Todas as informações sobre o Prémio, as Bolsas e as candidaturas encontram-se: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/centro-colaborativo-gulbenkian/premios/acsa/3a-edicao-2021/

 

Chamada de Contribuições: Universidades Africanas e a Pandemia COVID-19

 

 

 

Nações em todo o mundo, incluindo as do continente africano, tiveram que rapidamente chegar a um acordo sobre como lidar e encontrar soluções para os desafios que as afligem com o ataque da pandemia COVID-19. As universidades africanas e mesmo aquelas noutros continentes tiveram muitos desafios a superar, principalmente com a educação continuada, respondendo às necessidades da comunidade e fornecendo informações precisas e contínuas aos alunos e funcionários. A maioria das universidades respondeu com vários níveis de sucesso e continuam a enfrentar os desafios contínuos, desde o ensino e aprendizagem contínuos até à sustentabilidade financeira.

AAP Perspectives é uma nova série de artigos de reflexão publicada pela Michigan State University Press. Perspectives está lançando um apelo para contribuições sobre "Universidades africanas e a pandemia COVID-19", que é uma continuação da série de diálogo AAP realizada entre Abril - Julho de 2020. A série de diálogo, composta por seis partes, foi organizada para fortalecer os laços entre a AAP, membros do consórcio e outras partes interessadas no momento da crise, catalisar acções e compartilhar soluções inovadoras em torno dos principais desafios, aumentar a consciencialização das universidades africanas como correctores / líderes de conhecimento no continente, estabelecer áreas para colaboração futura entre o consórcio e garantir que o investimento em as universidades pós-COVID-19 estão na agenda dos governos africanos, do sector privado e de doadores.

Perspectives acolhe contribuições de qualquer parte do mundo que sejam reflexões curtas e críticas das respostas das universidades africanas e dos seus principais intervenientes à pandemia. As seis secções temáticas do artigo de reflexão são mostradas no Apêndice 1 e o guia de estilo está disponível no Apêndice 2. A primeira secção compartilhará as respostas imediatas e as lições aprendidas pelas universidades africanas, incluindo contribuições da sociedade; as outras secções abordarão questões em torno da colaboração internacional, acesso educacional, segurança alimentar e económica, impacto psicossocial, bem como envolvimento com parceiros, doadores e partes interessadas.

Para a chamada completa de contribuições e detalhes de envio, visite: https://aap.isp.msu.edu/engage/aap-perspectives/

Formulário de submissão e resumos até 30 de Novembro de 2020.

Cimeira sobre Talento e Inovação Tecnológica 2020

 

No dia 27 de Novembro do ano em curso, realizar-se-á uma Cimeira sobre Talentos e Inovação Tecnológica 2020, sob o Lema: "Construindo a base das TIC com o desenvolvimento de talentos e inovação tecnológica", na plataforma Zoom. Esta Cimeira tem como objectivo realçar a importância do desenvolvimento de talentos, bem como, produzir o plano de desenvolvimento de talentos.

O desenvolvimento de talentos é uma tarefa que precisa de maior foco institucional e o direccionamento de mais recursos financeiros. Em Angola, o desenvolvimento de talentos constitui uma meta da Política de Governação do Ensino Superior e da Ciência, Tecnologia e Inovação, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação, cujos Departamentos Ministeriais se juntam ao parceiro internacional Huawei para esta iniciativa, que tem como resultados esperados os seguintes:

  • Obtenção de consenso sobre a importância do desenvolvimento de talentos;
  • Estabelecimento de mecanismos e instituições conjuntas para o desenvolvimento de talentos;
  • Definir os métodos básicos e regras curriculares para o desenvolvimento de talentos.

O evento destina-se a responsáveis e técnicos do MESCTI, MTTICS, HUAWEI e responsáveis e estudantes das IES.

IST-ÁFRICA 2021: CALL FOR PAPERS - Inscrições Abertas até 18 de Dezembro - Actualizado

  • Publicado em Eventos

 

A IST-Africa realizará a 16ª Série Anual de Conferências de Investigação e Tecnológica a Nível Ministerial no mês de Maio/2021, com o apoio da Comissão Europeia (CE) e da Comissão da União Africana (CUA), IST-Africa Week.

Trata-se de uma plataforma para fortalecer os diálogos de políticos relacionados com a inovação, ciência e tecnologia com base na tecnologia em África e entre a África e a Europa, Desenvolvimento Global, Cooperação em Investigação, Inovação e Construção Comunitária. Esta plataforma é também uma oportunidade para identificar potenciais parceiros para uma futura cooperação em investigação, no âmbito da Horizon Europe. A IST-Africa é uma comunidade única que reúne partes interessadas interdisciplinares do sector público, privado, educação e investigação, sector social com comunidades de usuários finais focadas em CTI e Investigação e Inovação.

Os trabalhos devem ser submetido via on-line para avaliação até o dia  30 de Novembro de 2020.

Para mais informações consulte o site:  http://www.ist-africa.org/Conference2021/default.asp?page=paperguidelines 

 

 

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais