Menu
RSS
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

III Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJICPLP África) - Participe! Inscrições Abertas

  • Publicado em Eventos

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) convida a participar no III Encontro Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJICPLP África), um evento de promoção à investigação científica entre os jovens dos países de língua portuguesa, que se realizará nos dias 27, 28 e 29 de março 2024, no Centro de Ciência de Luanda, Angola.

O tema do Encontro é “A Ciência para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”.

A ciência e a investigação científica têm um papel fundamental a desempenhar no avanço dos ODS. São instrumentos essenciais para o desenvolvimento económico e social sustentável, a redução da pobreza, ao combate às mudanças climáticas, a melhoria das condições de vida das pessoas e o futuro do nosso planeta e das futuras gerações.

O EJICPLP África tem o objectivo de promover a participação e o protagonismo dos jovens no campo da ciência, como agentes de mudança de uma comunidade viva e em constante transformação.

Após o sucesso das duas precedentes edições do Encontro, em Julho de 2021 e Maio de 2022, no ISEG, em Lisboa, onde se superou todas as expectativas, quer na qualidade dos debates, quer na excelência e diversidade dos trabalhos apresentados, quer na adesão dos participantes, o III Encontro se realizará em Angola, ou seja em África, no seu habitat endógeno

O III Encontro será realizado com a colaboração da Felcos Umbria (Associação de Municípios para o desenvolvimento sustentável) de Itália, com o apoio institucional da CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa, do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola e com a parceria da Universidade Agostinho Neto e da Universidade Católica de Angola, bem como com a Universidade UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) de Brasil e outros parceiros nacionais e internacionais.

Durante o Encontro serão apresentadas 30 comunicações científicas de jovens investigadores, seleccionadas entre os 65 trabalhos científicos recebidos, através da Call for Papers. A selecção dos trabalhos será efectuada pelo Conselho Científico do Encontro, composto por 30 académicos das diversas Universidades dos países da CPLP.

Além disso, cerca de 40 investigadores seniores e expertises de várias áreas de estudo participarão como oradores nos 8 Painéis Temáticos de Debate, para aprofundar o conhecimento sobre África e o Desenvolvimento Sustentável, nas suas mais diversas áreas, como o Turismo, Energia, Educação, Economia, Mulher Africana entre outros.

A participação será em formato híbrido, presencial ou virtual. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

Inscrições no website do III Encontro: https://www.encontrojovensinvestigadorescplp.org/

Consultar programa provisório: https://www.encontrojovensinvestigadorescplp.org/programa.html

FUNDECIT realiza Workshop sobre Prioridades para Financiamento da Ciência - Participe!

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) realiza no próximo dia 16 de Janeiro de 2024 o workshop final do Projecto "Políticas e Práticas de Financiamento para uma Ciência e Tecnologia Glocal, Ética, Inovadora e Relevante: Diálogos entre Angola, Moçambique e Portugal" financiado pelo Programa Facilidade de Diálogo UE-Angola, com a finalidade de debater temas selecionados visando a recolha de subsídios para melhoria das políticas, estratégias práticas em matéria de C&T, com foco nos instrumentos de financiamento.

Os interessados poderão participar virtualmente, através do link:

 

Para mais informação, clique aqui: https://fundecit.ao/default.aspx

Aceda ao programa preliminar clicando AQUI

 

Participe nas Sessões de Informação Online sobre o Erasmus+ para a África Subsaariana!

A Comissão Europeia e a Agência de Execução Europeia para a Educação e Cultura (EACEA) estão a organizar uma série de sessões de informação online destinadas à África Subsaariana sobre o programa Erasmus+ e o novo convite à apresentação de propostas recentemente lançado.

Estas sessões visam informar organizações e indivíduos sobre as oportunidades oferecidas pelo programa Erasmus+ em termos de mobilidade para aprendizagem e capacitação no ensino superior, assim como no ensino e formação profissional.

Três sessões estão agendadas para meados de dezembro, cada uma focada numa das comunidades linguísticas da África Subsaariana:

  •  Comunidade de língua inglesa - 13 de dezembro de 2023;
  •  Comunidade de língua francesa - 14 de dezembro de 2023;
  •  Comunidade de língua portuguesa - 15 de dezembro de 2023.

Todas as sessões decorrerão das 10h00 às 17h15 (WAT/CET) e terão a mesma agenda. A agenda incluirá tópicos como:

  • O programa Erasmus+ e o seu impacto na África Subsaariana;
  • Mobilidade de Crédito Internacional;
  • Capacitação no ensino superior;
  • Mestrado Conjunto Erasmus Mundus e Medidas de Design Erasmus;
  • Capacitação no domínio do ensino e formação profissional;
  • Intercâmbios Virtuais Erasmus+;
  • Ações Jean Monnet;
  • Como solicitar financiamento.

Para visualizar a agenda dos eventos em [en], [fr] ou [pt], e para se inscrever na sessão da sua escolha, aceda ao formulário de inscrição do evento no seguinte link: https://bit.ly/41bJWPL

O link para o webinar Zoom será enviado pouco antes da sua sessão escolhida. Para mais informações sobre estas sessões, por favor, entre em contato através de sub-saharanafrica@enfpsupport.net.

Fortalecendo Laços e Expandindo Horizontes: UFH e URNM Assinam MOU para Parceria

A Universidade de Fort Hare (UFH) está a trilhar o caminho para tornar-se uma instituição africana de destaque, focada na excelência e inovação. Na sua jornada, a UFH valoriza parcerias significativas e, recentemente, uma delegação liderada pelo Vice-Chanceler, Prof. Sakhela Buhlungu, visitou Angola, resultando na assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre a UFH e a Universidade Rainha Njinga Mbande (URNM), em Malanje.

A colaboração, iniciada há três anos pelo Departamento Sul-Africano de Ciência e Inovação (DSI), está a evoluir para uma série de compromissos de alto nível em investigação científica, inovação e desenvolvimento do capital humano. A UFH está a diversificar as suas parcerias, envolvendo-se deliberadamente com a URNM, marcando o seu primeiro contacto com um país africano lusófono.

A visita incluiu apresentações detalhadas sobre objectivos estratégicos e processos de investigação, ensino e aprendizagem. A Sra. Sikhonzile Sikhosana, da DSI, destacou a importância desta colaboração no contexto dos compromissos da DSI no continente africano.

Desde 2021, marcos notáveis incluem visitas recíprocas, actividades de científicas, formação de alunos e a obtenção de uma subvenção da União Europeia para um programa especializado. O MOU formaliza a colaboração em bolsas conjuntas, workshops, cooperação em áreas comuns de interesse e extensão universitária.

A delegação da UFH foi recebida pelo Prof. Dr. Eduardo Ekundi (Reitor), Prof. Dr. Osvaldo Pelinganga (Vice-Reitor para os Assuntos Acadêmicos), Prof. Dr. Bettencourt Munanga (Vice-Reitor, para Área Científica e Administração) e Prof. Dr. Guilherme Pereira (Diretor do Instituto de Tecnologia Agroalimentar), Dr. Gabriel António Simoli (Secretário Geral) e os responsáveis de todas as outras estruturas e unidades da URNM.

Esta parceria, agora emblemática entre a África do Sul e Angola, é um testemunho do compromisso da UFH em expandir fronteiras académicas, promovendo a excelência e a inovação no continente africano.

Saiba mais em: https://www.ufh.ac.za/news/News/SolidifyingpartnershipsAfrica%E2%80%93UFHvisitsAngola

 
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais