Menu
RSS

agosto 2018

Iniciativas contra a Corrupção: o que as universidades podem fazer?

 

A recente Declaração da União Africana que institui o dia 11 de Julho, Dia Africano de Combate à Corrupção – e 2018 como o Ano contra a Corrupção – chama a atenção às universidades para o seu papel no combate à corrupção na sociedade e nas instituições.

À margem da recente 31ª Cimeira da União Africana (UA) realizada na Mauritânia, Sarah AnyangAgbor, Comissária da UA para os Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia, destacou o facto de a corrupção em África se ter espalhado por todos os sectores, incluindo a educação.

“A corrupção também se espalhou no sector da educação e precisamos abordar sobre o assunto. Acreditamos que a UA deve não só ratificar as decisões, mas também as implementar”, disse Agbor na Cimeira realizada de 25 de Junho a 2 de Julho, sob o tema: Vencer a Luta contra a Corrupção: um caminho sustentável para a transformação de África”. Agbor enfatizou ainda a importância de se combater a corrupção na educação como um “ponto de partida” para todos os programas destinados a construir, desenvolver e capacitar o continente.

 

A UniversityWorldNews buscou opiniões de interessados e observadores relevantes sobre como isso poderia ser alcançado.

Universidades na vanguarda

MahamaOuedraogo, Chefe da Departamento de Ciência e Tecnologia e Director Interino do Gabinete de Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia da Comissão da União Africana, concordou que as universidades deveriam estar à frente na luta contra a corrupção. “De facto, as instituições de ensino superior têm um papel no avanço do conhecimento, contribuindo para a solução de problemas africanos e impulsionando o desenvolvimento económico. Espera-se dessas instituições o ensino da ética e de comportamento moral apropriado e a transmissão de conhecimento tradicional africano sobre a convivência. As universidades africanas também podem desenvolver cursos sobre a corrupção e métodos de combate e tornar esses cursos obrigatórios nos programas curriculares. Podem também organizar workshops e liderar debates sobre a corrupção, o seu efeito no desenvolvimento africano e como combatê-lo. As faculdades de direito, em particular, podem promover reflexões sobre os métodos apropriados de detecção e redução da corrupção e documentar casos bem-sucedidos de mecanismos e instituições eficazes para abordar a questão”, disse ele.

Peter Okebukola, professor de Ciência e Ensino de Informática da Universidade Estadual de Lagos, com sede na Nigéria, e presidente da Rede Global de Universidades para Inovação (GUNi-Africa), disse que as universidades africanas têm dois papéis principais a desempenhar. “Em primeiro lugar, através dos seus programas curriculares, eles devem garantir a produção de licenciados que condenem a corrupção. Por sua vez, esses licenciados transmitirão valores contra a corrupção àqueles que tiverem oportunidades de liderar ou interagir nas suas comunidades. Ao longo de várias décadas, as futuras gerações de africanos teriam absorvido valores sociais tão estimados”. “Em segundo lugar, as universidades devem apresentar modelos de governança que condenem a corrupção, inclusive a aplicação de sanções aos transgressores de políticas universitárias contra a corrupção. Digno de menção é que a Comissão Nacional de Universidades da Nigéria está a liderar uma campanha contra a corrupção académica no seu Plano de Revitalização 2018-23. Todas as 165 universidades na Nigéria estão a inscrever-se para a implementação do plano”.

 

Treinamento de liderança ética

Beatrice Muganda, Directora do Programa de Ensino Superior da Parceria para a Investigação Africana Social e sobre Governança, sediada em Nairobi, no Quénia, disse que as universidades africanas podem fornecer formação em liderança ética para futuros líderes.

Intervenções mais imediatas implicariam oficinas para treinar líderes africanos em vários quadros sobre liderança ética e sólidos processos de políticas públicas. Disse ainda que treinamentos similares podem ser direccionados à sociedade civil, incorporando habilidades de defesa e de pressão.

Muganda disse que as universidades também poderiam desenvolver estudos de caso focados nas consequências da corrupção. Eles podem realizar investigação sobre corrupção e compartilhar as descobertas em fóruns que reúnam as principais partes interessadas. Disse ainda que deve haver uma comunicação abrangente dos resultados da investigação para “sensibilizar as partes interessadas” e encorajar o “fortalecimento geral de estudantes e funcionários para se engajarem em processos de participação pública”.

De acordo com Mashupye Herbert Maserumule, professor de Relações Públicas na Universidade de Tecnologia de Tshwane, na África do Sul, as universidades africanas não fizeram muito para erradicar a corrupção. “As universidades parecem ter-se esquecido da sua responsabilidade de não apenas criar intelectuais cognitivamente experientes, mas também cidadãos com princípios éticos. Talvez um módulo multidisciplinar deva ser desenvolvido para cada aluno. Com o objectivo de assegurar que os estudantes desenvolvam capacidade de compreender como criar uma sociedade ética e a perniciosidade da corrupção nas economias africanas. As universidades podem fazer mais para acabar com a corrupção ”, disse ele.

 

Os estudantes como principais actores

Blair Glencorse, membro do Conselho da Agenda Global do Fórum Económico Mundial contra a Corrupção e para Transparência, e Diretor Executivo e Fundador do AccountabilityLab, incubadora de ideias voltadas à juventude para prestação de contas e transparência, disse que as universidades africanas têm um papel fundamental a desempenhar na luta contra a corrupção desde a base. “Primeiramente, combater a corrupção implicará uma mudança geracional, e os estudantes devem ser os principais actores dessa mudança. Isso significa que os programas curriculares das universidades devem incluir conteúdos relacionados com questões de corrupção, participação cívica, governação aberta e transparência. Em segundo lugar, as universidades precisam garantir que os seus próprios sistemas, processos e regras sejam transparentes, justos e credíveis – e pressionem o máximo que puderem para garantir o mesmo às escolas de onde vêm os seus estudantes. Em terceiro lugar, as universidades podem juntar forças para apoiar as redes nacionais e internacionais de investigação e aprendizado em toda a África, em conjunto com os governos, para garantir que as lições relevantes se tornem a base para a acção conjunta”.

AmerKhayatt, Secretário-Geral da Organização Árabe de Combate à Corrupção, com sede em Beirute, no Líbano, disse que a educação representa uma plataforma para combater a corrupção. “Não podemos combater a corrupção a menos que nos comprometamos com a liberdade e a justiça; em outras palavras, boa governação. O tripé da boa governação, para combater a corrupção e para o progresso, requer uma plataforma. Esta plataforma é a educação. Assim, o papel da União Africana deverá melhorar a sua mensagem educacional, enfatizar a necessidade de praticar na academia medidas contra a corrupção, bem como promover a integridade das instituições de ensino superior e proteger as universidades de práticas inadequadas”, disse Khayatt.

 

Instituições quase-intelectuais

De acordo com Mirjana Radovic Markovic, especialista em empreendedorismo e educação, nada pode arruinar mais um país do que um sistema educacional pobre e corrupto. Como base para o desenvolvimento de uma nação, proteger os sistemas de educação é primordial, disse ela. Pediu ainda uma “campanha maciça em África” para fechar instituições quase-educacionais que produzem “deficientes intelectuais”. A campanha também se deve concentrar em preocupações éticas que afectam o sector de ensino superior, nomeadamente o plágio, os trabalhos escritos por fantasmas, entre outras transgressões. “Consequentemente, deveria ser devolvida à educação o seu papel original; no entanto, com uma nova ênfase: criar educação voltada para as necessidades dos estudantes e para conhecimentos que correspondam à demanda dos mercados de trabalho locais, regionais e globais ”, disse ela.

David Chapman, professor de Liderança Educacional na Universidade de Minnesota, Estados Unidos, disse que a corrupção dentro das universidades só será resolvida quando os líderes e funcionários da universidade tomarem uma posição firme na aplicação de medidas contra a corrupção. “É preciso que haja sérias consequências, consistentemente aplicadas a situações de comportamentos corruptos. No entanto, com muita frequência, os líderes e funcionários das universidades falham na conduta, são, por vezes, cúmplices. Dito isso, as universidades precisam ter directrizes claras sobre o que constitui um comportamento aceitável e um não aceitável. Por exemplo, o que constitui um "presente” aceitável e o que constitui um suborno? Quais são as consequências de os estudantes copiarem num exame? ”, disse Chapman.

 

 

Para ter acesso ao texto original (em Inglês), clique aqui.

 

Ler mais ...

Chamada para Candidaturas ao Prémio Diversidade Airbus GEDC 2018 de Engenharia

A Airbus e o Conselho Global de Decisões de Engenharia (GEDC) lançam a chamada para inscrições, até ao dia 7 de Setembro de 2018, para o Prémio Diversidade Airbus GEDC 2018. O Prémio tem como objectivo destacar os projectos bem-sucedidos que inspiram estudantes de todos os perfis e origens a estudar e ter sucesso a engenharia. O Prémio de 2018 será concedido ao projecto que demonstrar o melhor uso da tecnologia para melhorar a diversidade no ensino da engenharia.

Serão anunciados três (3) finalistas em Outubro de 2018 que serão convidados para a Conferência WEEF-GEDC, que se realizará de 12 a 16 de Novembro de 2018, em Albuquerque, Novo México, Estados Unidos da América, para apresentarem os seus projectos aos delegados da conferência e a um júri especializado. 

O projecto vencedor receberá 10 000,00 USD para apoiar o desenvolvimento do seu trabalho e os dois finalistas receberão cada 1 500,00 USD para ajudar a divulgar os seus projectos.

  

Para ter acesso às normas de candidatura ao Prémio, consulte: https://airbusgedcdiversityaward.com/ ou envie um correio electrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Ler mais ...

Candidaturas Abertas para 4ª Edição do Programa SCIENCE BY WOMEN para Mulheres Investigadoras Africanas

 

A Fundação Mulheres para África (FMxA), no âmbito da sua missão de contribuir para o desenvolvimento de África através das mulheres, lança a 4ª Edição do Programa SCIENCE BY WOMEN, com o objectivo de promover a liderança das mulheres africanas na investigação científica e transferência de tecnologia e promover a capacidade dos centros de investigação nos seus países de origem.

O principal objectivo é permitir que mulheres africanas investigadoras e cientistas colaborem nos grandes desafios enfrentados pelo continente africano, através da investigação em saúde, agricultura e segurança alimentar, água, energia e mudanças climáticas, bem como ciências matemáticas e económicas. Este Programa permitirá ainda que as mulheres investigadoras africanas desempenhem um papel de liderança na transição de África para uma economia baseada no conhecimento e na liderança pela inovação, através de pesquisas que possam ser transferidas para produtos, processos, serviços e tecnologias com impacto na vida das pessoas. 

Para atingir este objectivo ambicioso, a FMxA colabora com Centros de Excelência espanhóis, cujo prestígio é reconhecido em toda a Espanha e internacionalmente, garantindo assim a excelência da investigação científica em vários campos. 

 

Inscrições 

As inscrições são feitas por meio de preenchimento de um formulário. A data limite para a apresentação das candidaturas é 30 de Setembro de 2018. Em caso de participação, queira por favor notificar a Direcção Nacional de Ciência e Investigação Científica do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

As candidatas seleccionadas receberão treinamento, e serão integradas numa equipa de trabalho dinâmica, multidisciplinar e altamente competitiva, em que poderão desenvolver os seus projectos de investigação científica e adquirir habilidades complementares, capacitando-as a transferir os seus resultados em benefícios económicos sociais tangíveis.

 

Para mais informações: https://www.mujeresporafrica.es/en/content/science-women-2018 ou por correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 

 

Ler mais ...

Faculdade de Ciências da UAN Organiza Jornada da Biologia - Participe!

 

No âmbito das comemorações dos 50 anos do Curso de Biologia da Faculdade de Ciências, o Departamento de Ensino e Investigação de Biologia realizará nos dias 20 e 21 de Setembro do ano em curso a Jornada da Biologia sob o lema "50 anos de ensino e investigação em Biologia: resultados, desafios e perspectivas", na Sala Magna da Faculdade de Ciências (Avenida 4 de Fevereiro, Luanda).

Estão convidados todos os interessados, destacando Investigadores, Docentes, Estudantes de Licenciatura e Pós-Graduação em Biologia e áreas afins, a apresentar trabalhos (Comunicação oral, Posters ou outra forma de exposição de resultados de trabalhos de investigação) e a assistir às sessões, cujo programa será previamente publicado.

As inscrições, que vão até o dia 30 de Agosto de 2018, poderão ser feitas enviando o resumo do trabalho e os dados do(s) autor(es), por correio electrónico, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou entregando directamente no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências, sito na Avenida 4 de Fevereiro, Nº 71, 6º andar, das 8h30 às 15h00.

O resumo deve conter um máximo de 250 palavras (sem contar com título, nomes, endereço e palavras-chave), com o texto alinhado a esquerda, justificado, tipo de letra “Times New Roman”, Tamanho 12, espaço simples (1,0), sem mudança de linhas e sem inclusão de tabelas ou figuras.

Para mais informações, contactar: 923602663

 

Luanda, 13 de Agosto de 2018

 

A comissão organizadora

Ler mais ...

Os Efeitos da Cocaína no Cérebro

Produzida em 1859, a cocaína tem como origem a planta Erythroxylum coca, um arbusto originária da Bolívia e do Perú (mas também cultivado em Java e Sri-Lanka), em cuja composição química se encontram os alcaloides Cocaína, Anamil e Truxillina (ou Cocamina).

As propriedades primárias da droga bloqueiam a condução de impulsos nas fibras nervosas, quando aplicada externamente, produzindo uma sensação de amortecimento e enregelamento. A droga é também vaso constritora, isto é, contrai os vasos sanguíneos inibindo hemorragias, além de funcionar como anestésico local, sendo este um dos seus consumos na medicina. Ingerida ou aspirada, a cocaína age sobre o sistema nervoso periférico, inibindo a reabsorção, pelos nervos, da norepinefrina (uma substância orgânica semelhante à adrenalina). Assim, ela potencializa os efeitos da estimulação dos nervos. A cocaína é também um estimulante do sistema nervoso central, agindo sobre ele com efeito similar ao das anfetaminas.

A quantidade necessária para provocar uma overdose varia de uma pessoa para outra, e a dose fatal vai de 0,2 a 1,5 grama de cocaína pura. A possibilidade de overdose, entretanto, é maior quando a droga é injectada directamente na corrente sanguínea. O efeito da cocaína pode levar a um aumento de excitabilidade, ansiedade, da pressão sanguínea, de náusea e até mesmo de alucinações. Um relatório norte-americano afirma que uma característica peculiar da psicose paranóica, resultante do abuso de cocaína, é um tipo de alucinação na qual formigas, insectos ou cobras imaginárias parecem estar a caminhar sobre ou sob a pele do cocainómano. Embora exista controvérsia, alguns afirmam que os únicos perigos médicos do consumo da cocaína são as reacções alérgicas fatais e a capacidade de a droga produzir forte dependência psicológica, mas não física. Por ser uma substância de efeito rápido e intenso, a cocaína estimula o consumidor a consumi-la seguidamente para fugir da profunda depressão que se segue após o seu efeito. A Coca-Cola, um dos refrigerantes mais populares, foi originalmente uma bebida feita com folhas de coca, e vendida como um "extraordinário agente terapêutico para todos os males, desde a melancolia até a insónia". Complicações legais, todavia, fizeram com que a partir de 1906 o refrigerante passasse a utilizar na sua fórmula folhas de coca descocainadas (Revista Planeta, Julho,1986).

 

Os malefícios da cocaína

A cocaína é a droga que mais rapidamente devasta o seu consumidor. Bastam alguns meses ou mesmo semanas para que ela cause um emagrecimento profundo, insónia, sangramento do nariz e coriza persistente, lesão da mucosa nasal e tecidos nasais, podendo inclusive causar perfuração do septo. Doses elevadas consumidas regularmente também causam palidez, suor frio, desmaios, convulsões e paragem respiratória. No cérebro, a cocaína afecta especialmente as áreas motoras, produzindo agitação intensa. A acção da cocaína no corpo é poderosa, porém, breve, durando cerca de meia hora, já que a droga é rapidamente metabolizada pelo organismo.Interagindo com os neurotransmissores, tornam imprecisas as mensagens entre os neurónios.

 

Função Normal da Dopamina no Cérebro

Sabe-se que neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina e serotonina (esta última recentemente descoberta) são catecolaminas sintetizadas por certas células nervosas que agem em regiões do cérebro promovendo, entre outros efeitos, o prazer e a motivação. Depois de sintetizados, estes neurotransmissores são armazenados dentro de vesículas sinápticas. Quando surge um impulso eléctrico no terminal nervoso, as vesículas direccionam-se para a membrana do neurónio e libertam o conteúdo, por exemplo, da dopamina, na fenda sináptica. A dopamina atravessa, então, essa fenda e liga-se aos seus receptores específicos na membrana do próximo neurónio (neurónio pós-sináptico). Uma série de reacções ocorre quando a dopamina ocupa receptores dopaminérgicos daquele neurónio: alguns iões entram e saem do neurónio e algumas enzinas são libertadas ou inibidas. Após a dopamina se ter ligado ao receptor pós-sináptico, ela é capturada novamente por sítios transportadores de dopamina localizados no primeiro neurónio (neurónio pré-sináptico).
A recaptura dos neurotransmissores é um mecanismo fundamental para manter a homeostasia e permitir que os neurónios reajam rapidamente a novas exigências, já que o trabalho do cérebro é constante. 

 

A Entrada de Cocaína no Cérebro

Quando a cocaína entra no sistema de recompensa do cérebro, ela bloqueia os sítios transportadores dos neurotransmissores acima mencionados (dopamina, noradrenalina, serotonina), os quais têm a função de levar de volta estas substâncias  que estavam a agir na sinapse. Desta maneira, ela possibilita a oferta de um excesso de neurotransmissores no espaço inter-sináptico à disposição dos receptores pós-sinápticos, facto biológico cuja correlação psicológica é uma sensação de magnificência, euforia, prazer, excitação sexual. Por este motivo, denomina-se o consumo da cocaína "Sindrome de Popeye", numa analogia dessa droga com o espinafre do conhecido marinheiro das histórias em quadrinhos. Uma vez bloqueados estes sítios, a dopamina e outros neurotransmissores específicos não são recapturados, ficando portanto, "soltos" no cérebro até que a cocaína saia. Quando um novo impulso nervoso chega, mais neurotransmissor é libertado na sinapse, mas ele se acumula no cérebro pelos seus sítios recapturadores estarem bloqueados pela cocaína. Acredita-se que a presença anormalmente longa de dopamina no cérebro é que causa os efeitos de prazer associados ao consumo da cocaína. Quando imaginamos que ocorrem cerca de trilhões de trocas neuroquímicas por minuto, fica evidente que o preço pago por viver uma experiência de euforia é alto demais em relação às características que o indivíduo terá que confrontar. O consumo prolongado da cocaína pode fazer com que o cérebro se adapte a ela, de forma que ele começa a depender desta substância para funcionar normalmente, diminuindo os níveis de dopamina no neurónio. Se o indivíduo parar de consumir cocaína, já não existe dopamina suficiente nas sinapses e então ele experimenta o oposto do prazer – fadiga, depressão e humor alterado. 

 

Os Efeitos Euforizantes Causados pelo Consumo da Cocaína

Recentemente, cientistas investigaram os efeitos euforizantes da cocaína através de estudos de imagens cerebrais, utilizando a tomografia PET (Positron Emission Tomography), um sofisticado método que permite observar a função dos neurónios através do seu metabolismo, usando substâncias radioactivas. O trabalho foi publicado na Revista Nature.

Eles descobriram que a cocaína ocupa ou bloqueia os "sítios transportadores de dopamina" nas células cerebrais (conforme dito acima, dopamina é uma substância sintetizada pelas células nervosas que age em certas regiões do cérebro promovendo, entre outros efeitos, a motivação). Os "sítios transportadores de dopamina" levam a dopamina de volta para dentro de certos neurónios, após ela ter dado uma "passeada" pelo cérebro, promovendo os seus efeitos. Se a cocaína ocupar o mecanismo de transporte da dopamina, esta substância fica "solta" no cérebro até que a cocaína saia, e é justamente a presença anormalmente longa dela no cérebro que causa os efeitos eufóricos associados ao consumo da cocaína.   

Tanto a dopamina como outras substâncias aumentadas no cérebro podem produzir vasoconstrição e causar lesões. Estas lesões podem incluir hemorragias agudas e enfarto no cérebro (zona de morte celular, causada por falta de oxigénio), bem como necrose do miocárdio, podendo levar à morte súbita.

Grávidas que consumam cocaína podem afectar os seus fetos, levando-os ao nascimento com baixo peso ou risco de rompimento da placenta, e até lesões irreversíveis do cérebro, causando deficiências mentais e físicas. Em muitos países, os  "bebés da cocaína" são um sério problema de saúde pública, que se está a agravar com a ampla disponibilidade do  "crack".

 

Porque a Cocaína Vicia?

A dependência à cocaína resultadas suas propriedades psico-estimulantes e acção anestésica local. A dopamina é considerada importante no sistema de recompensa do cérebro, e o seu aumento pode ser responsável pelo grande potencial de dependência da cocaína.

Um estudo de PET, feito por cientistas da Johns Hopkins University e o National Institute on Drug Abuse (NIDA) nos EUA, concluiu que o vício pela cocaína está directamente relacionado com um aumento no cérebro dos receptores para substâncias opióides, como as endorfinas, que são naturais, e drogas de abuso, como a heroína e o ópio. Quanto maior a intensidade do vício, maior é o número de receptores. 

Quando os viciados em cocaína que foram testados no estudo ficavam um mês sem consumir a droga, em alguns deles o número de receptores voltava ao normal, mas em outros continuava alto. Pode haver uma correlação entre esse facto e a susceptibilidade de o consumidor de drogas voltar ao vício ou não. 

 

Autores:

Sílvia Helena Cardoso, PhD, é doutorada em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorada pela Universidade da Califórnia em Los Angeles.
É investigadora associada do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e colaboradora da revista  "Saúde e Vida On Line" e editora chefe da revista Cérebro & Mente.

Renato M.E. Sabbatini, PhD, é doutorado em fisiologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pelo Instituto Max Planck de Psiquiatria, Munique.
É investigador e Director do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, colaborador das revistas  "Saúde e Vida On Line" e Cérebro & Mente, e do jornal  "Correio Popular".

 

Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n08/doencas/drugs/anim1.htm

 

Ler mais ...

Malária: Novos Caminhos para a sua Erradicação

Há cada vez mais progressos no desenvolvimento de estudos para a erradicação da malária. Investigadores descobrem caminhos para estudar o metabolismo do plasmodium. A malária ainda continua a ser uma das principais causas de morte no mundo.

No estudo realizado, investigadores do Laboratório de Inovação e Aplicações Moleculares (CNRS/Université de Strasbourg/Université Haute-Alsace), do Instituto de Biologia Molecular e Celular (Université de Strasbourg, CNRS, Inserm), do Instituto Alemão Max Planck e do Laboratório de Estudos do Metabolismo de Medicamentos (CEA) desenvolveram mecanismos inovadores para o combate da malária.  

Nesta descoberta, os investigadores foram capazes de enriquecer uma molécula antimalária com composto de carbono 13 e sete dos seus metabolitos persistentes e criaram mecanismos moleculares que, analisado por espectroscopia de massa nos agentes da malária (parasitas), permitiram compreender o metabolismo do plasmodium in vitro e in vivo

 

Mais informação em: http://www.cnrs.fr/inc/communication/direct_labos/davioud4.htm

Ler mais ...

MESCTI Organiza 2º Conselho Nacional do Ensino Superior

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realiza no dia 06 de Agosto do corrente ano, pelas 08H00, no Hotel de Convenções de Talatona, a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Ensino Superior. O Conselho tem como objectivo analisar as principais questões relativas ao desenvolvimento do Ensino Superior.

A 2ª Reunião do Conselho Nacional sobre o Ensino Superior tem a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Informações
    • Estatuto da carreira docente do Ensino Superior;
    • Implementação das Normas Curriculares Gerais;
    • Programas da SADC com envolvimento do MESCTI;
    • Projecto do Ensino Superior financiado pela União Europeia.
  2. Apresentação e debate sobre projectos de diplomas legais
    • Regimento do Conselho Nacional do Ensino Superior (CNES);
    • Regulamento Geral de Ingresso no Ensino Superior;
    • Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (revogação do Decreto 90/09);
    • Regulamento Geral Eleitoral;
    • Regulamento de Avaliação do Desempenho Docente.

 

Local: Hotel do Convenções do Talatona Endereço: Talatona - Luanda

Previsão para Encerramento: 17h00

Contactos

Telefone:222039481 | Correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Ler mais ...

MESCTI Organiza 2º Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realiza no dia 07 de Agosto do corrente ano, pelas 08H00, no Hotel de Convenções de Talatona, a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O Conselho tem como objectivo analisar as políticas e programas de fomento e promoção da investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.

A 2ª Reunião do CNCTI tem a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Apresentação do Regimento do CNCTI
  2. Informações
    • Estatuto da Carreira do Investigador Científico;
    • Estatuto da Carreira do Pessoal Pessoal Técnico de Apoio à Investigação Científica e Docência Universitária;
    • Estatuto do FUNDECIT;
    • Cooperação Científica e Tecnológica;
      • Iniciativa SASSCAL;
      • Cooperação bilateral "Angola/África do Sul" em CTI;
      • Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (Financiamento BAD);
      • Programas da SADC com Envolvimento do MESCTI.
    • Realização do 3º Inquérito de Ciência, Tecnologia e Inovação;
    • Convenção da Proibição de Armas Químicas e ANCAD.
  3. Gestão de Recursos Humanos
  4. Promoção das Boas Práticas na Condução de Actividades de Investigação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
  5. Apresentação da proposta do Código de Conduta, Ética e Responsabilidade na condução de actividades de I&D+I
  6. Promoção da Criação da Academia de Ciências de Angola
  7. Considerações Finais e Encerramento

 

Local: Hotel do Convenções do Talatona Endereço: Talatona - Luanda

Previsão para Encerramento: 15h00

Contactos

Telefone:222039481 | Correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Ler mais ...

Angola participa no Fórum Ministerial sobre Inovação e Inclusão Digital na Educação “MENA INNOVATION 2018”

  • Publicado em Eventos

NOTA DE IMPRENSA

 

ANGOLA PARTICIPA NO FÓRUM MINISTERIAL SOBRE INOVAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO “MENA INNOVATION 2018”

Angola participou, a convite das autoridades do Egipto, no Fórum Ministerial sobre Inovação e Inclusão Digital na Educação “MENA Innovation 2018”, evento que decorreu no Cairo/Egipto de 29 a 31 de Julho do ano em curso. A delegação angolana liderada pelo Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutor Domingos da Silva Neto, em representação da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, integrou o Embaixador de Angola no Egipto, António da Costa Fernandes e quadros seniores e intermédios deste Departamento Ministerial e do Ministério da Educação, com destaque para os Directores Nacionais dos Gabinetes de Tecnologias de Informação dos dois Ministérios.

No segundo dia, 30 de Julho, Angola, através do Secretário de Estado Domingos Neto, interveio na sessão dedicada à “Inovação no Ensino Superior e Investimentos em Universidades Inteligentes”, tendo destacado na sua intervenção os principais desafios para a inovação no Subsistema do Ensino Superior em Angola. Enfatizou, que o Governo de Angola, através do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, trabalha no sentido de se encurtar a distância entre as Instituições de Ensino Superior e o empresariado, tendo ressaltado a necessidade de se estabelecerem acções que vão permitir os estudantes finalistas realizarem estágios profissionais e de iniciação à investigação científica no ambiente empresarial, a realização de projectos de investigação científica que vão de encontro aos problemas das empresas, tendo destacado que em Setembro deste ano será levado a cabo o primeiro Workshop intitulado a “A Ciência, Tecnologia e Inovação e a Agenda Empresarial”.

Mais adiante, no que concerne ao desenvolvimento de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento digital destacou a necessidade de se reforçar a digitalização de serviços, de acesso livre à Internet para estudantes e docentes, assim como a de criação de uma rede de partilha de informações e dados entre instituições de ensino superior como uma tarefa que urge ser levada a cabo.

Durante a sessão do dia 31 de Julho a delegação angolana interagiu com outras delegações presentes e estabeleceu contactos atinentes à inovação e ao desenvolvimento digital de todo sistema educacional em Angola.

 

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, em Luanda, aos 04 de Agosto de 2018.

 

Ler mais ...

Conheça o livro "Climate change and adaptive land management in Southern Africa".

Este livro Climate change and adaptive land management in South Africa fornece uma colecção abrangente de resultados de investigação científica, infra-estrutura de dados, ferramentas e resultados de capacitação do portfólio de investigação do SASSCAL 1.0. Este livro também significa uma entrada no futuro em que o SASSCAL apoiou a investigação científica contínua, inabalável e ancorada pelo estabelecimento do SASSCAL como instituição e sucessos do portfólio SASSCAL 1.0 em termos de produtos de investigação, serviços e infra-estrutura de pesquisa. Além disso, várias parcerias estratégicas criadas na região e no exterior posicionam o SASSCAL como uma instituição sustentável que garantirá a disponibilidade de conhecimento e dados a longo prazo; A hospedagem de dados de longo prazo é uma base fundamental para detectar e entender as mudanças ao longo do tempo e do espaço.

Para mais informação sobre o livro, consulte: http://www.biodiversity-plants.de/biodivers_ecol/vol6.php#Climate

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais