Menu
RSS

outubro 2022

Angola vai ganhar mais Especialistas em Gestão do Ensino Superior

Aconteceu, no dia 24 de Outubro do corrente ano, a abertura oficial da 2ª Edição do Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, no edifício de Extensão Universitária da Universidade Católica de Angola, situado no Largo das Escolas, em Luanda.

A cerimónia contou com a presença da Magnífica Reitora da Universidade Católica de Angola (UCAN), Professora Doutora Maria de Assunção, da representante da Direcção Nacional do Ensino Superior, Dra. Guilhermina Angola, da Chefe de Cooperação Adjunta da Delegação da União Europeia, Sra. Isabel Emerson e do Doutor Osvaldo Varela, em representação do Programa UNI.AO/Expertise France.

Durante a sua intervenção, a Magnífica Reitora da UCAN começou por dar as boas-vindas aos presentes que prestigiaram a cerimónia. Continuou dizendo que a gestão das IES, mais do que nunca, é desafiada a ser um exercício verdadeiramente artístico e científico e isso impõe a qualquer gestor a necessidade de uma actualização permanente de conhecimentos, trocar experiências ao ritmo da velocidade das múltiplas transformações que têm revolucionado a noção e compreensão, bem como a função e a utilidade social das IES, enquanto lugares, por excelência, de ensino e formação, produção e transferência de conhecimento. Finalizou realçando a importância do curso, que configura uma iniciativa útil e estratégica, que visa criar e recriar as condições necessárias para o ré-encanto das IES que há muito deixaram de ser vistas como impulsionadoras de desenvolvimento científico e tecnológico, sustentável e inclusivo, por via da formação de quadros de alta qualidade científica, humana, técnica e profissional, capazes de garantir a prosperidade das populações.

Na sua intervenção, o Doutor Osvaldo Varela, passou o seu testemunho como um dos formados da primeira edição, lembrou aos presentes sobre os desafios e finalidade do Programa UNI.AO e apresentou os objectivos do curso. Terminou a sua intervenção desejando êxitos aos formandos, augurando que no final da formação estivessem prontos para responder aos principais desafios de gestão ao nível das suas respectivas IES.

A Chefe de Cooperação Adjunta da Delegação da UE, Sra. Isabel Emerson, começou por saudar os presentes, agradeceu ao MESCTI pela iniciativa e o esforço de todas as partes envolvidas para dar corpo a essa ideia e alargar assim a oferta formativa nesta área de especialidade. Desejou que este curso contribua para fortalecer as capacidades dos gestores das IES para melhor responder aos múltiplos desafios com que se deparam as instituições académicas em Angola no que diz respeito a gestão do ensino, da investigação e das actividades de extensão. Finalizou dizendo que, enquanto doador e parceiro de Angola, a União Europeia (UE) reitera o seu compromisso de apoiar a Angola na transição para uma economia do conhecimento e conta com o papel activo, como gestores do ensino superior e académicos, para aproveitar esta oportunidade e avançar juntos neste caminho.

A representante da DNES, Doutora Guilhermina Angola, saudou os presentes, reiterou a importância da capacitação dos gestores das IES e desejou êxitos a todos os formandos.

 

Luanda, 24 de Outubro de 2022.

Ler mais ...

MESCTI e BAD analisam os projectos em curso e avaliam novas oportunidades de cooperação.

Realizou-se hoje, 03 de Outubro de 2022, a reunião entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e a Delegação do Banco Africano de Desenvolvimento, na sala de reuniões do 6º andar, do edifício sede deste Departamento Ministerial, sito no Complexo Administrativo Clássicos de Talatona, em Luanda. 

A Delegação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) está a desenvolver uma missão de supervisão, no período de 03 a 14 de Outubro do corrente, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia de Angola (PDCT), que é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n. °11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia, através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve: i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. 
 
Na reunião de hoje, dentre as várias acções previstas, a Delegação do BAD informou que a missão em curso tem como objectivos: (i) constatar o estado e o desempenho do projeto (PDCT); (ii) resolver quaisquer desafios de implementação e desenvolver estratégias para a conclusão tempestiva das actividades pendentes, em particular, a construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (STP) e; (iii) discutir com o Governo possíveis áreas de colaboração, alavancando o PDCT, no contexto do Plano Nacional de Desenvolvimento do País , com início previsto para 2024. 
 
A Delegação do Banco Africano de Desenvolvimento, liderada pela Sra. Hendrina Doroba, Gerente da Divisão de Educação e Desenvolvimento de Competências, integrou também pelo Sr. Raymond Besong, Economista Chefe de Desenvolvimento, (RDGC) e pelo Sr. Túlio António Cravo, Economista Principal. 
 
Pelo MESCTI, liderou a reunião a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, que se fez acompanhar do Secretário Geral do MESCTI, Sr. Ndilu Mankenda Nkula, do Coordenador do PDCT, Sr. Ricardo Queirós, bem como do Consultor da Ministra, Sr. Filipe Vicente Baião.
 
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, 03 de Outubro de 2022.
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais